quarta-feira - 14 novembro 2018

SAÚDE:CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE PROMOVE AÇÃO DE PREVENÇÃO AO CÂNCER

SAÚDE:CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE PROMOVE AÇÃO DE PREVENÇÃO AO CÂNCER

Os conselheiros de saúde de Marabá estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira, (31), desta vez para uma ação preventiva contra o câncer. Houve palestras sobre a doença tanto para o público feminino quanto para o masculino. Foi o fim do “Outubro Rosa” e o início do “Novembro Azul”. O evento teve o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do grupo de apoio “Esperança”.

Monalisa Miranda, presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS) disse que o objetivo foi o de deixar os conselheiros informados sobre o assunto, bem como, alerta-los a cuidar da própria saúde.“A gente entende a importância de eles terem esse conhecimento sobre a saúde, a questão do câncer, os perigos que todos nós corremos por conta dessa doença que vem se alastrando em todo o Brasil”, ressalta Monalisa.

Além do conselho participaram também várias lideranças comunitárias. Gilmara Neves, membro do Grupo Esperança, observa que apesar das campanhas terem data de início e encerramento, os cuidados devem existir o ano inteiro, e o grupo segue com a missão de apoiar as vitimas e familiares, além de trabalhar a prevenção.“Encerra o mês da saúde da mulher, mas não o “se toca menina”, que acontece 365 dias no ano, todos os dias a gente tem que ter uma atenção maior com o corpo. A nossa tarefa em falar que o câncer tem cura e que existe vida após o câncer não acaba nunca”, enfatizou ela.

A professora de Educação Física, Eliete Torres, trabalha numa associação esportiva do bairro Nossa Senhora Aparecida e fez questão de participar. Ela e outras associadas ouviram atentamente as informações e logo depois fizeram uma demonstração de zumba, para trabalhar a autoestima dos convidados. “Além dos exames que a gente faz o exercício físico também ajuda né, pra gente ter uma boa saúde”, afirma Eliete.

Além das palestras da SMS e do Grupo Esperança houve ainda sessões de maquiagem e um coquetel para os convidados.

Deixar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ACESSIBILIDADE
X