terça-feira - 18 dezembro 2018

SEAGRI: MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA ACONTECE EM TRÊS FRENTES NESTE PERÍODO

SEAGRI: MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA ACONTECE EM TRÊS FRENTES NESTE PERÍODO

A Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) já retomou os serviços de preparo de terra, que estavam paralisados por conta da falta de combustíveis. Neste período, a mecanização agrícola ocorre em três frentes, atendendo agricultores que dispõem de sistemas de irrigação nos PA’s Escada Alta, 26 de Março e Alegria.

Este ano, mais de 350 famílias foram beneficiadas com preparo de terra para culturas diversas como feijão, milho e hortaliças.

Segundo o agrônomo Deibson Varanda, coordenador do Departamento de Mecanização Agrícola da Seagri, o ciclo agrícola de Marabá vai de março a fevereiro, sendo que o calendário referente a março e abril é mais voltado ao plantio de feijão, enquanto nos de maio a junho destacam-se as hortaliças.

O maior volume de mecanização agrícola acontece a partir de setembro, visando à safra de milho, batata, mandioca e outras culturas de subsistência.

Como neste trimestre tem menor procura por mecanização, a Seagri aproveita para manutenção de seu maquinário, com objetivo de começar o período de maior pique com o máximo de máquinas e implementos agrícolas.

Apoio ao produtor – Além do suporte via mecanização, que compreende ainda correção de solo e plantio de sementes, o apoio à agricultura familiar é feito também por meio de doação de sementes e acompanhamento do plantio e evolução no campo. Exemplo: recentemente foram distribuídas sementes de feijão caupi para reprodução. Cada agricultor que plantou essa semente melhorada terá de devolver o dobro do que recebeu para redistribuição no ano seguinte.

O Canteiro de Mudas é outro apoio indispensável ao produtor rural. Com capacidade de até um milhão de mudas/ano, esse viveiro vem aumentando gradativamente sua produção, passando de cerca de 130 mil em 2016 para mais de 288 mil no ano seguinte. No entanto, consequência da falta de chuvas, neste período é reduzida à doação de mudas, tendo seu pique a partir do último trimestre de cada ano.

ACESSIBILIDADE
X