SEASPAC: IDOSOS TERÃO CENTRO INTEGRADO ESPECÍFICO EM MARABÁ

SEASPAC: IDOSOS TERÃO CENTRO INTEGRADO ESPECÍFICO EM MARABÁ

Uma das grandes metas dos conselheiros da pessoa Idosa está prestes a se concretizar em Marabá, com a implantação do Centro Integrado da Pessoa Idosa no município. A casa onde funcionará o novo espaço está localizada na Avenida Minas Gerais, no bairro Jardim Belo Horizonte, e por enquanto, ainda está passando por adaptações estruturais, seguindo as recomendações exigidas pela Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros.

A Casa do Idoso contará com dormitórios com banheiros, sala, enfermaria, área de lazer, cozinha, refeitório, e ainda, com quartos de apoio para os profissionais. Os banheiros por exemplo, já ganharam pisos antiderrapantes, portas largas, e barras para manter a segurança dos moradores. Os quartos também têm parte da mobília montada, como camas e guarda roupas.

Outros espaços da casa estão sendo preparados para receber os idosos, como a área de lazer e a piscina onde deverão praticar exercício físico. De acordo com Onete Feliz, coordenadora do centro, o lugar vai beneficiar inicialmente vinte idosos, com o acolhimento. “Ele vai acolher pessoas a partir de 60 anos, pessoas que não têm família ou morando só ou esteja com família, mas passando por negligência, maus tratos, precisando ser socorrido urgente”, enfatiza Onete.

Ela explica que na Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac), já existe uma seleção prévia das pessoas que serão acolhidas no local. Os cadastros eram feitos de acordo com a demanda que ia chegando na Seasp e ao Conselho da Pessoa Idosa, bem como, por meio de denúncias registradas nos CRAS. No entanto, devido ao grande número de cadastros, profissionais estão avaliando cada caso, para conhecer a verdadeira situação dessas pessoas, traçando assim, um perfil do idoso.

No Centro Integrado os idosos serão assistidos por uma equipe multidisciplinar composta por cuidadores, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, psicólogo, educador físico, além dos servidores de apoio.  Os profissionais são oriundos de um processo seletivo realizado pela Seasp recentemente.

Outra informação importante, é que a sede do Conselho Municipal do Idoso, também passará a funcionar no local, mas o espaço ficará isolado da Casa do Idoso, para dar maior privacidade aos moradores.

Na Casa do Idoso, com apoio da Secretaria de Agricultura, será montada uma horta para que eles possam plantar, cuidar e colher hortaliças. O espaço terá o nome de “Antônio Rodrigues”, em homenagem a um antigo conselheiro que lutava pela defesa dos direitos da pessoa idosa em Marabá.

  

ACESSIBILIDADE
X