quarta-feira - 14 novembro 2018

SECULT: CAFÉ LITERÁRIO ABRE SEMANA DA CULTURA COM MÚSICA E POESIA

SECULT: CAFÉ LITERÁRIO ABRE SEMANA DA CULTURA COM MÚSICA E POESIA

Uma manhã cultural com direito à músicas, declamações de poesias e contações de histórias marcou o café literário nesta segunda-feira (5), evento que abriu a semana da cultura em Marabá. O encontro aconteceu na biblioteca Orlando Lobo e contou com a participação de poetas, músicos, estudantes, vereadores e servidores da Secretaria Municipal de Cultura.

A abertura foi em ritmo de música regional com o cantor mestre Zequinha, do Bairro Cabelo Seco. Ele fez muita gente recordar de uma das canções que marcam a história musical de Marabá: Lembranças, do cantor Dalvan Marabá. Na sequência vieram os poetas, poetisas e contadores de histórias. O cantador Cláuber Martins, vencedor de vários festivais de músicas pelo país, apresentou a música “Louren, uma canção pra dizer”, que destaca o Pedral do Lourenção e suas histórias e lendas dos navegantes.

O poder legislativo esteve representado pelo vereador Pedro Corrêa, presidente da câmara, ele destacou a importância da valorização da riqueza da cultura local, “essa riqueza se traduz em momentos especiais como este de estarmos aqui na biblioteca Orlando Lobo, e o poder legislativo está aqui para vivenciar esse momento e expandir nossa cultura”, afirma.

O vereador aproveitou também para divulgar a Lei Municipal de incentivo à cultura Frederico Morbach, recém aprovada na câmara. A Lei vai ajudar artistas e projetos culturais desenvolvidos em Marabá.

Um grupo de quatro vereadores mirins, participou da programação. Gabriela de Jesus, 13 anos, achou importante o evento principalmente por envolver a juventude, “é importante participar de ações de cultura para saber um pouco mais sobre a cultura da cidade, porque moramos aqui e as vezes não valorizamos a cultura de onde estamos,” lembrou ela.

José Scherer, secretário de cultura, fez a abertura do evento e lembrou da necessidade da realização de atividades durante esta semana, além disso é importante envolver cada vez mais os artistas nas ações, “a cultura está em evidência e nós estamos na semana da cultura e não podemos deixar passar em branco essa data tão importante”, enfatizou.

De acordo com ele, todos os dias da semana serão de atividades na biblioteca Orlando Lobo e no final de semana na praça São Félix, “entendemos que a cultura não é somente os escritores, poetas músicos, mas cultura é mais abrangente, tudo é cultura, o comportamento das pessoas numa determinada cidade, é um tipo de cultura, nós temos que valorizar nossa arte e nossos artistas”, finalizou.

 

Deixar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ACESSIBILIDADE
X