SEGUNDA ELEVATÓRIA DE ESGOTO ESTÁ COM FUNDAÇÃO PRONTA

SEGUNDA ELEVATÓRIA DE ESGOTO ESTÁ COM FUNDAÇÃO PRONTA

Construída às proximidades do bambuzal, a segunda estação elevatória de esgoto da Nova Marabá já tem a fundação concluída e, este mês, prepara o acesso à Rodovia Transamazônica.

Essa obra certamente será temporariamente paralisada devido ao período de chuvas, considerando que terá de ser feito o nivelamento da fundação, que ficará acima da cota das enchentes.

Segundo Carlos Brito, engenheiro da Sevop, a primeira estação, em construção na Folha 26, está com um quarto do que aparece, ou seja, aquilo que se pode ver, concluída.

O sistema de elevação completo, que tem previsão de entrega em novembro de 2018, será composto de uma rede de esgotos que inicialmente se comunica com a elevatória da Folha 26, que bombeará para a segunda elevatória, denominada Itacaiúnas; que por sua vez bombeia para uma terceira estação, no Amapá, que remete os resíduos para a Estação de Tratamento.

A Estação de Tratamento de Esgotos, construída pelo Estado, por meio da Cosanpa, está localizada na margem esquerda do Rio Tocantins, depois da foz do Itacaiúnas.