quarta-feira - 12 dezembro 2018

SEGURANÇA: COM MAIS ESTRUTURA, A GUARDA MUNICIPAL PRESTA SERVIÇO MELHOR A COMUNIDADE

SEGURANÇA: COM MAIS ESTRUTURA, A GUARDA MUNICIPAL PRESTA SERVIÇO MELHOR A COMUNIDADE

Com objetivo de melhorar a segurança da população, dar apoio aos órgãos de segurança estaduais e federais, e proteger o patrimônio público municipal, foi criada, em 2007, através de Lei Municipal, a Guarda Municipal de Marabá (GMM). Os primeiros servidores compuseram o efetivo da Guarda somente dois anos depois, após realização de concurso público.

Com a criação da GMM houve o fortalecimento do sistema de segurança pública. Esse fortalecimento vem do apoio a outras forças de segurança e apoio em ações de fiscalização da secretaria de meio ambiente, departamento municipal de trânsito, operações das policias civil, militar, federal e rodoviária federal, além do ibama e detran.

De acordo com Everton Barreto, comandante da GMM, essas são as mais frequentes ações da Guarda, porém, outras atividades também são de atuação da GMM. Segundo ele as chamadas são as mais variadas, como violência familiar, denúncia de maus tratos, resgate, casos de estupros, ronda escolar, entre outros. “A guarda está aqui para dar esse apoio a sociedade e contribuir para o bem-estar do cidadão”, afirma ele.

O comandante Barreto lembra de muitas ações importantes da Guarda. “A guarda tem um papel importante nesse cenário da segurança e nós fazemos o apoio aos órgãos federais e estaduais nas fiscalizações. Há alguns meses tivermos uma apreensão considerável de entorpecentes e outros como apreensão de toras de madeira sendo transportadas ilegalmente, apreensão de pescado. Além disso temos o canil com cães farejadores que estão sendo muito utilizados durante as operações e com êxito”.

 

DESAFIOS

Comandante Barreto lembra que os desafios são muitos e que serão, dentro das condições, sendo superados. Ele acredita no compromisso da GMM com a segurança da sociedade e no cumprimento da Lei. “Na lei de criação da guarda consta que ela é uma instituição que reza pela hierarquia e disciplina, e como trabalhamos com segurança pública precisamos de muitas metas a serem cumpridas e uma das principais é a criação do plano de carreiras para fortalecer a categoria, e em segundo lugar temos o armamento da guarda, porque o meliante respeita aquele que está armado e antes de proteger a vida do cidadão precisamos proteger a nossa, e o poder executivo já sinalizou positivamente para a preparação dos agentes para esta nova fase e a aquisição do armamento”.

Deixar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ACESSIBILIDADE
X