SEGURANÇA: GUARDA MUNICIPAL INTENSIFICA A RONDA ESCOLAR E FAZ PALESTRAS NAS ESCOLAS

SEGURANÇA: GUARDA MUNICIPAL INTENSIFICA A RONDA ESCOLAR E FAZ PALESTRAS NAS ESCOLAS

A Secretaria Municipal de Segurança Institucional, (SMSI) por meio da Guarda Municipal de Marabá está intensificando sua missão, junto à comunidade escolar da cidade. É que além da Ronda Escolar, os guardas municipais, também estão interagindo diretamente com os alunos, se utilizando de palestras e divulgação do número de emergência da Guarda. O 153 é mais uma ferramenta a ser utilizada pela população. Cerca de 150 ocorrências são registradas mensalmente por meio deste dispositivo.

Na tarde desta quinta-feira, (09), os guardas estiveram na escola Paulo Freire no Belo Horizonte, onde estudam 440 alunos do ensino fundamental das séries finais. Lá a palestra foi na sala de informática da escola. O inspetor Roberto Lemos, comandante da GMM, foi quem apresentou o 153 aos alunos e explicou atuação da guarda nas rondas escolares realizadas durante a semana. “A Ronda Escolar é totalmente preventiva na questão da criminalidade no ambiente escolar”, afirma o inspetor.

Ele acredita que a simples interação da guarda com os alunos já dar bons resultados, cessando inclusive ocorrências frequentes, como depredações, furtos, agressões e ameaças. “A intenção é justamente essa, que os alunos possam ter aquela condição de exercer na plenitude o estudo na Rede de Ensino Municipal”, esclarece Lemos.

Andréa Rodrigues, diretora da escola, está feliz com essa aproximação da guarda. “Porque isso nos traz segurança! Estamos situados numa área de risco, onde nossos jovens têm de ter segurança pra chegar a escola, pra poder sair da escola, isso é importante pra nós”, enfatiza a diretora. Ela acrescentou ainda que “seria muito bom se a guarda viesse mais vezes”, ressalta Andréa.

Com a Ronda Escolar ativa, a sensação de segurança também toma conta dos alunos. A estudante Vitória da Silva, estava atenta a palestra e ouviu cada palavra dita pelo comandante da Guarda. “Acho muito bom esse trabalho que estão fazendo, tem alguns meninos e meninas que usam drogas na escola. Tem brigas, e muitas vezes temos medo de falar pra diretora. Com o 153, a gente pode ligar né”, destaca a adolescente.

Bruno diz que a Ronda Escolar contribui para redução da violência. “Ajuda o nosso futuro”, observa o menino.  De igual forma, a aluna Sara Conceição, fala do trabalho da Guarda com ênfase. “Acho muito importante porque evita brigas na escola”, nota a menina.

Deixar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ACESSIBILIDADE
X