terça-feira - 18 dezembro 2018

SEMANA DA CULTURA: OFICINA DE COLOGRAVURA NA BIBLIOTECA MUNICIPAL ENCANTA ALUNOS

SEMANA DA CULTURA: OFICINA DE COLOGRAVURA NA BIBLIOTECA MUNICIPAL ENCANTA ALUNOS

Como parte da programação da Semana da Cultura, organizada pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) transcorreu na tarde desta terça-feira (6), Oficina de Cologravura, na Biblioteca Municipal “Orlando Lima Lobo”, Marabá Pioneira, sob orientação do professor mestre em Artes Visuais Amilton Damas, da Unifesspa (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará).

Uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, da Escola “Judith Gomes Leitão”, que também é localizada na Marabá Pioneira, participou da Oficina de Cologravura. O professor Amilton Damas explica que a oficina é resultado de uma parceria entre Unifesspa com a Biblioteca Municipal, e ainda a Casa da Cultura junto a Fav (Faculdade de Artes Visuais da Unifesspa). A Cologravura faz parte do projeto de extensão, onde além de alunos da Escola Judith, dois bolsistas da universidade participaram.

A técnica de Cologravura consiste em colar materiais diversos em uma superfície plana, como por exemplo, barbantes, gravuras de revistas sobre o papelão. Os estudantes montam a imagem para depois esticar a tinta sobre a matriz produzida, para revelar uma estampa em outra superfície. “A técnica permite trabalhar com materiais alternativos. Há possibilidade dos alunos criarem. A oficina envolve a paciência, e uma surpresa ao revelar a imagem passando de uma superfície para outra”, explicou o professor Amilton.

A professora de Artes, Márcia Cristina Monteiro Cavalcante, da Escola Municipal “Judith Gomes Leitão”, levou sua turma de 8º ano para participar da Oficina de Cologravura na Biblioteca Municipal. Segundo ela, os alunos aprovaram a atividade extraclasse. “Eles gostaram da Oficina de Cologravura porque sai da sala de aula, da teoria para a prática. A prática é sempre mais prazerosa do que a teoria. São novas experiências e está tendo uma boa aceitação, até o comportamento muda, porque a arte sensibiliza e muda totalmente a pessoa”, detalhou a docente.

Utilizando barbante e formando desenhos abstratos, com papelão, barbante, e papel, o estudante Welton Guilherme Pereira, do 8º ano, 13 anos afirmou que na escola ainda não tinha utilizado essa técnica. “Eu estou achando bem legal participar dessa oficina na Biblioteca Orlando Lobo. Antes não sabia desenvolver essa técnica. Gostaria de voltar aqui”, sintetizou ele.

PROGRAMAÇÃO

A programação em alusão a Semana da Cultura continua na Biblioteca Municipal. Na quinta-feira, dia 8, a animação fica por conta da roda de conversa, de 19 às 22 horas. O Cine Lobo apresenta o documentário “Seu Justino o ribeirinho de Jacareí”, na sexta-feira, 9. Já no dia 10, sábado, pela manhã das 9 às 12 horas, a atividade “Vem pra Praça” será a pedida, e ainda acontece na mesma data, o lançamento do livro infantil “Conte Logo, Vó!” da escritora Aldemira Aguiar, das 18 às 20h30.

ACESSIBILIDADE
X