A Prefeitura de Marabá, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), informa à população que estão abertas as matrículas para Programa Nacional de Inclusão de Jovens, o ProJovem Urbano. O programa atende jovens de 18 a 29 anos, que não concluíram o ensino fundamental.

Iniciativa do Ministério da Educação (MEC), o programa integra um rol composto por mais três frentes: ProJovem Adolescente, ProJovem Campo e ProJovem Trabalhador.  A finalidade do MEC na implementação do ProJovem Urbano é proporcionar aos jovens uma elevação no nível de escolaridade, preparando-os assim para o desenvolvimento humano e cidadão, por meio da conclusão do ensino fundamental e da qualificação profissional.

As matrículas seguem até o próximo dia 30 de setembro e podem ser feitas nos três núcleos urbanos de Marabá, nos seguintes locais:

Bairro Cidade Nova – Escola Darcy Ribeiro

Bairro São Félix – Escola Pequeno Pajé

Nova Marabá – Escola Odílio Maia.

As matrículas também estão sendo realizadas na Sede do Projovem Urbano, à Avenida Antônio Maia, em frente ao Paraíba Magazine, Velha Marabá, no horário de 8h as 12h e de 14h as 18h.

Para realizar a matrícula, o aluno precisa apresentar histórico escolar (se houver), cópias do RG e CPF, duas fotos 3×4, comprovante de residência, cópia da  Certidão de Nascimento e  cópia da Certidão de nascimento dos filhos menores de 8 anos (se tiver). Os alunos serão distribuídos em três turmas que funcionarão nas escolas especificadas.

O aluno matriculado e efetivo no programa receberá a formação básica no ensino fundamental em 18 meses, qualificação profissional inicial, composta de formação técnica geral e técnica específica, com certificação de formação inicial. Este ano serão oferecidos cursos profissionalizantes na área de saúde, entre eles auxiliar de laboratório, auxiliar de consultório odontológico, auxiliar administrativo e assistente de farmácia.

Para quem tiver 75% de frequência nas aulas e apresentar todos os trabalhos mensais ainda receberá uma bolsa auxílio no valor de R$ 100,00 para ajuda de custo.

By

Leave a Reply

Your email address will not be published.