quarta-feira - 14 novembro 2018

SEMMA: CAMINHADA EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE LEVA CENTENAS DE ESTUDANTES ÀS RUAS DO BAIRRO LIBERDADE

SEMMA: CAMINHADA EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE LEVA CENTENAS DE ESTUDANTES ÀS RUAS DO BAIRRO LIBERDADE

Dezenas de estudantes da Escola de Ensino Médio Liberdade, participaram nesta quarta-feira (31), da 3ª Caminhada em Defesa do Meio Ambiente, realizada pelo Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), em parceria com o Instituto Nacional de Defesa Ecológica e Vigilância Ambiental (Indeva), além de representantes da comunidade do Bairro Liberdade.

Os estudantes saíram em caminhada pelas principais ruas do bairro levando cartazes e a mensagem da conscientização ambiental aos moradores. A principal orientação era em relação ao lixo domiciliar e sua destinação adequada. Além disso, os moradores também eram orientados a não fazer queimadas em áreas urbanas sem o conhecimento do órgão responsável e sempre respeitando a legislação ambiental.

A caminhada também contou com apoio de agentes do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU), Polícia Militar e alunos do Colégio Militar Rio Tocantins (CMRio), da Nova Marabá, que participou com mais de 30 alunos. O professor Paulo Júnior falou sobre a importância dessa aproximação dos alunos com a comunidade através de ações que promovam a conscientização ambiental, “quando falamos de meio ambiente é preciso sair das quatro paredes de uma sala de aula e levar o aluno para onde está o problema, é aprendendo com participação”, afirmou.

A caminhada contou com a adesão da comunidade, como a líder comunitária Lia Almeida. Para ela, ações dessa natureza são importantes para o bairro e para os moradores. “É importante porque os moradores vão saber que não se pode queimar nada no quintal e temos que parabenizar a iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente, são orientações importantes para os moradores, e envolver os alunos é fundamental porque amanhã eles serão os pais de família, temos que dizer não aos crimes ambientais em nossa cidade”.

A escola Liberdade faz parte do projeto Agenda Ambiental da Escola Pública e ela desenvolve atividades com os alunos internamente na escola e também em parceria com a Semma. Segundo Givanildo Moreira, do Departamento de Educação Ambiental da Semma, “a ideia da passeata é fazer com que a comunidade escolar participe dos trabalhos juntamente com a órgão ambiental para levar conscientização para a comunidade em torno da escola, e hoje foi umas dessas atividades”.

De acordo com Givanildo, o projeto Agenda Ambiental da Escola Pública está sendo desenvolvido em 10 escolas das redes municipal e estadual em todos os bairros da cidade. Segundo ele, outras passeatas serão realizadas em outros bairros como São Felix, Morada Nova e Nova Marabá, em datas ainda a serem definidas.

ACESSIBILIDADE
X