quarta-feira - 14 novembro 2018

SEMTUR: REUNIÃO COM MUNICÍPIOS DA REGIÃO CARAJÁS DEFINE METAS PARA DESENVOLVIMENTO DO TURISMO

SEMTUR: REUNIÃO COM MUNICÍPIOS DA REGIÃO CARAJÁS DEFINE METAS PARA DESENVOLVIMENTO DO TURISMO

Na última quarta-feira (31), ocorreu em Marabá, na Secretaria Municipal de Turismo, a primeira reunião do Fórum de Turismo da região Carajás, que envolve 12 municípios, tendo como sede o município de Marabá.

Segundo a diretora da Região Turística Carajás Isis Mourão, a reunião teve como objetivo falar sobre a implementação da políticas públicas para o turismo nos municípios da região, que é um dos critérios condicionantes para o mapa do turismo 2019.

Entre a pauta debatida, foi requerido aos representantes de cada município a elaboração do Calendário de eventos da região, com prazo de entrega até o dia 30 de novembro.

Além disso, foi solicitado aos municípios que preencham um catálogo com dados que fazem parte do turismo do município, inclusive com relação às políticas públicas, com informações como a existência de secretarias de turismo, quais os órgãos responsáveis, criação de conselho de turismo, fundo de turismo e sistemas de cadastramento dos serviços de turismo.

Essas informações são essenciais para a criação de um diagnóstico da região. “Estamos com esta proposta dentro do fórum para que se dê mais respaldo aos municípios, e eles possam estar implementados para desenvolver as políticas públicas. A maioria dos municípios tem potencial político”, aponta Isis.

Ela explica ainda que o turismo regional está sendo trabalhado com o programa de regionalização, o qual Marabá vem à frente agregando os demais municípios, através do desenvolvimento de uma rota turística para atrair turistas.

“A nossa proposta é identificar os municípios que precisam de qualificação para torná-los receptivos e começar a trazer turistas com pacotes. Precisamos dar um corpo de comercialização, de promoção dentro do processo do turismo, que é realmente vender o município e tornar dele um local que atraia turistas”, finaliza.

Após finalização do diagnóstico de cada município será iniciado o planejamento de ações para ser levado ao Fórum maior da região Araguaia- Tocantins, formada por 42 municípios do estado, o qual tem como Presidente do Fórum o secretário de Indústria e Comércio de Marabá e secretário de Turismo, Ricardo Pugliese.

Deixar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ACESSIBILIDADE
X