quinta-feira - 13 dezembro 2018

Sevop: Serviços de drenagem avançam em vários bairros da cidade

Sevop: Serviços de drenagem avançam em vários bairros da cidade

Apesar das fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias, os serviços essenciais de infraestrutura urbana no município não param. Trata-se dos serviços de drenagem em vias dos bairros Belo Horizonte, Liberdade e Jardim União. Apesar dos transtornos, as obras avançam e estão em estágio bastante adiantado.

Na Rua Marechal Rondon, saída com Afro Sampaio, no Bairro Cidade Nova, as máquinas trabalham na abertura da vala e colocação de manilhas (tubos em concreto). O canal tem 4 metros de profundidade e 8 metros de largura e espaço para colocação de duas manilhas de 1200 mm, uma escavadeira hidráulica é usada para assentar e alinhar os tubos.

Com a tubulação assentada, já vem sendo realizado os serviços de reaterro, com a cobertura dos tubos com piçarra. Um dos problemas enfrentados, segundo o engenheiro Jaime Pessoa da empresa responsável pela obra, são as constantes chuvas que prejudicam o trabalho das máquinas. De acordo com o engenheiro, o objetivo é que a canalização avance até a avenida Manaus para escoar a água pluvial que encobre trechos da principal Avenida do Bairro Belo Horizonte.

Na drenagem da grota criminosa, principalmente em seu trecho de vazão, os operários trabalham na colocação do guarda-corpo, uma proteção de ferro para impedir possíveis acidentes no local. A drenagem vem acontecendo também em outros pontos da grota para evitar novas enchentes como as já registradas em anos anteriores.

Na Avenida 1º de Junho, no bairro Jardim União, os serviços de drenagem também enfrentam o problema da chuva. A avenida é cortada ao meio por uma grota e a obra é fundamental para a realização de serviços futuros como a pavimentação e melhoramento da via urbana com calçada, construção de pontos de ônibus entre outros.

Na Rua Goiás a obra já está bastante avançada. Os serviços iniciaram há dois meses e mais de 70% da obra já foi concluída. O canal também vem sendo feito com a colocação de dois tubos em concreto de 1200 mm. A Rua Goiás corta os bairros Liberdade e Jardim União e ponto de convergência da grota do aeroporto.

Os serviços de drenagem que vem acontecendo nas ruas Marechal Rondon com Afro Sampaio, no Bairro Cidade Nova, são resultado de uma parceria da Prefeitura de Marabá com a Caixa Econômica Federal e correspondem ao lote 2. As obras de drenagem na Rua Goiás e 1º de Junho fazem parte do lote 1 do convênio com a Caixa Econômica.

Deixar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ACESSIBILIDADE
X