SINE DESLANCHA PROJETO “CONTRATA MARABÁ”

SINE DESLANCHA PROJETO “CONTRATA MARABÁ”

Um reforço na parceria entre o Sistema Nacional de Emprego (Sine) e o empresariado local está em curso por intermédio do Projeto “Contrata Marabá”, que tem como objetivo realinhar os procedimentos para fortalecer a relação entre as partes, para retornar aos níveis de empregabilidade do período 2012/2014.

De acordo com a gerente do Sine, Iloyane Cavalcante, nos anos seguintes a 2014, o Sine perdeu credibilidade, resultando no afastamento de muitas empresas, que optaram em contratar Recursos Humanos de outros estados e consequentemente mão de obra de fora, quando o Sine dispõe desses recursos gratuitamente.

A ideia do “Contrata Marabá” é analisar os procedimentos de acordo com a demanda, capacitar a mão de obra para melhor empregabilidade e disponibilizá-la às empresas, incluindo aquelas que pretendem instalar-se no município.

Hoje, o Sine encaminha uma média de 40 candidatos por dia para as empresas. No período mencionado (2012/2014), mais de 200 pessoas/dia eram encaminhadas a emprego.

“Marabá, hoje, tem cerca de 35 mil desempregados, embora esteja entre os municípios paraenses que mais empregam. No entanto, o plano é aprimorar essa empregabilidade superando os números de anos anteriores”, afirma a gerente.

ACESSIBILIDADE
X