VACINAÇÃO: PAIS DEVEM PROCURAR UNIDADES DE SAÚDE PARA VACINAR CRIANÇAS CONTRA POLIO E SARAMPO

VACINAÇÃO: PAIS DEVEM PROCURAR UNIDADES DE SAÚDE PARA VACINAR CRIANÇAS CONTRA POLIO E SARAMPO

Com a abertura da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e Sarampo, a grande procura movimentou a UBS Enfermeira Zezinha, nesta segunda-feira (06), na Folha 22. A moradora do bairro, Sâmia Cristina, não perdeu tempo e levou a filha Ana Beatriz, de 4 anos, para ser vacinada logo no primeiro dia da campanha.

A técnica em enfermagem, Ramalya Oliveira, avaliou que durante todo o dia a movimentação foi intensa na sala da vacinação. Ela já trabalha na função há 7 anos e aconselha os pais a levarem suas crianças para garantir a prevenção.

Desde a manhã de ontem (06), todas as UBS’s em Marabá abriram as portas abastecidas com as vacinas. Marabá tem como meta vacinar 19.833 crianças com idade entre 1 ano e menor de 5 anos, até o dia 31 de agosto.

O dia “D” da campanha será no dia 18 de agosto, neste dia, além das unidades de saúde outros pontos também estarão funcionando para realizar a vacinação, como escolas, praças e outros locais estratégicos.

A enfermeira Fernanda Miranda, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, explica que “se a criança ainda não completou 1 ano de idade ou então está com 5 anos completos, essa criança não está dentro do público alvo da campanha, pode ser um dia, mas não se encaixa, é exigência do próprio ministério da saúde”, pontua.

Ela também esclarece que a campanha ocorre num momento de grande relevância, “doenças imunipreveníveis vem voltando ao nosso país. O sarampo, por exemplo, que já estava considerado como erradicado, voltou e está tendo um surto da doença”, finaliza.

A secretaria de saúde informa que não vai haver vacinação de adultos no período da campanha de vacinação contra pólio e sarampo. O adulto que procurar a vacina tríplice viral, deverá ir até as unidades de saúde após o período da campanha. O objetivo da campanha é atender somente crianças na idade específica e que estão mais vulneráveis as doenças.

ACESSIBILIDADE
X