quarta-feira - 14 novembro 2018

VIGILÂNCIA SANITÁRIA: DIVISA FISCALIZA PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO NA EXPOAMA

VIGILÂNCIA SANITÁRIA: DIVISA FISCALIZA PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO NA EXPOAMA

A Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio do Departamento de Vigilância Sanitária de Marabá (Divisa), com o intuito de proteger o consumidor de eventuais problemas alimentares, fiscaliza no decorrer da 32ª Exposição Agropecuária de Marabá (Expoama), que acontece no período de 08 a 16 deste mês, as barracas da área de alimentação, instaladas no Parque de Exposições José Francisco Diamantino.

Segundo Daniel Soares, coordenador daquele Departamento, esse tipo de atuação está previsto no calendário da Divisa, que também realiza operações semelhantes nos festejos juninos e durante o veraneio, em julho, na Praia do Tucunaré.

Inicialmente, no Parque de Exposições Agropecuárias, foi realizada fiscalização prévia, para verificar as condições do funcionamento durante a Expoama, quando foi identificada falta de água para as barracas para manipulação de alimentos, além da falta de sistema de escoamento da água servida.

Uma segunda visita, no sábado (8), verificado que as barracas estão de acordo com a RDC 216/2004, que norteia os padrões exigidos pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – no que concerne às boas práticas de manuseio de alimentos para evitar transtornos aos visitantes daquela feira.

Além do cuidado no preparo dos alimentos, com água potável, a fiscalização também está atenta aos seguintes pontos: o descarte adequado do lixo in natura; armazenamento; refrigeração de alimentos perecíveis; validade dos produtos; troca de óleo de frituras; e manter os alimentos manipulados em vasilhames com tampa.

E ainda oferecer orientação sobre a higiene pessoal, do local de trabalho e dos utensílios e equipamentos; manter limpeza externa do local; preparar a alimentação com água potável; usar álcool gel para a higienização das mãos e limpeza de chapas de preparo de alimentos.

ACESSIBILIDADE
X