109 anos: População comemora o aniversário da cidade com tradicional café da manhã
A noite foi longa para os marabenses na segunda-feira (04) com a volta dos shows e a festa de aniversário dos 109 anos da cidade. Mas as comemorações não pararam nesta terça-feira (5), data oficial do aniversário da cidade. Centenas de pessoas se reuniram no encontro dos rios, local aonde está sendo finalizada a obra de extensão da orla de Marabá, para comemorar o retorno de outra tradição da cidade: o café da manhã de aniversário.
Dessa vez as comemorações tiveram um gostinho ainda mais especial do que o já tradicional bolo, que é servido neste dia. Após dois anos sem ocorrer, a celebração retorna em meio à liberação oficial da obrigatoriedade do uso de máscaras.
“É um momento muito alegre, aniversário de Marabá e não fazíamos uma festa em função da covid há dois anos. Hoje o nível do Covid está controlado e podemos sair sem máscaras. Feliz de estarmos aqui, apesar de ainda não estar entregue, em um dos locais mais bonitos de Marabá, que é o encontro do Rio Itacaiunas com o Rio Tocantins. Bela obra que valoriza nossa cidade e cria um ambiente propício para outras celebrações”, destaca o prefeito de Marabá Tião Miranda.
O espaço ainda irá receber o piso, um parque para as crianças, academia. Além dos últimos retoques e uma ligação com a Avenida Barão do Rio Branco. “É uma alegria recebermos todas essas autoridades e a população aqui. Obra que vem para embelezar a nossa cidade, assim como a orla do Amapá. Um projeto que veio da parceria entre governo municipal e regional”, ressaltou o vice-prefeito Luciano Dias.
A celebração começou cedo. Às 6h foi feita a queima de fogos e, em seguida, a apresentação da Banda Waldemar Henrique da Fundação Casa da Cultura de Marabá. Também foi entregue o título de cidadão marabaense ao governador do Estado, Helder Barbalho.
“Tenho que agradecer a essa parceria entre Prefeitura e Governo que tem disponibilizado que várias obras ocorressem. E agradecer a homenagem, que agora me traz uma responsabilidade maior com a cidade, agora tenho que olhar para marabá não só como governador, mas como cidadão marabaense como vocês que nasceram ou escolheram esta bela cidade para viver”, comentou o governador.
O evento também contou com a apresentação de coral infantil e três bolos, dois deles com mais de 2 metros que foram disponibilizados para que todos os presentes começassem e a entrega do título de mestre da cultura marabaense a vários mestres e mestras entre eles Aurélio do Santos, Mestre Zequinha, João Brasil Monteiro e Ana Luiza Rocha.
“Ainda não comi o bolo, mas estou vendo que está tudo maravilhoso. Gostei de ver todo mundo prestigiando a cidade. Só temos que agradecer por tudo que foi feito e comemorar depois de anos sem comemorar. Eu já tinha vindo em alguns cafés da manhã em outros anos e espero que agora tenha sempre, para que eu venha mais”, comenta Arany Queiroz, 72 anos, moradora da Nova Marabá.
Em seguida, as autoridades e a população ainda seguiram para a inauguração do novo prédio do Núcleo de Educação Infantil Deodoro de Mendonça.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Jordão Nunes e Paulo Sérgio