33º FESTEJO JUNINO: SENSAÇÃO JUNINA É CAMPEÃ DO VI CONCURSO INTERMUNICIPAL DE QUADRILHAS
A arena do 33º Festejo Junino de Marabá encerrou no final de semana com um grande público que fez questão de prestigiar o VI Concurso Intermunicipal de Quadrilhas Juninas de Marabá. O prefeito Tião Miranda também esteve por lá para conferir o sucesso da festa.
“Essa é a festa cultural mais importante de Marabá, milhares de pessoas participam. É o resgate da cultura do povo e a gente a cada ano vai fortalecer esses laços culturais. É uma festa da família, vemos desde crianças a idosos participando”, disse o prefeito, que acompanhou de perto o concurso de quadrilhas.
A disputa ficou entre o grupo “Sensação Junina”, de Ourilândia do Norte e a “Só Capim Canela”, do município de São Pedro da Água Branca, do Maranhão. As juninas levaram muito colorido e alegria para a arena onde se apresentaram pela primeira vez.
A primeira a entrar na arena foi a quadrilha maranhense, “Só Capim Canela”, que homenageou um padre da cidade, chamado Geraldo. O Sacerdote ajudou aos pobres com alimentos, construiu casas e até escolas. No entanto, foi o tema livre da “Sensação Junina”, de Ourilândia do Norte, que agradou aos jurados garantindo o prêmio de 1º lugar, troféu e R$ 3.000. A segunda colocada levou R$ 2.000.
Rosivaldo Santos, coordenador da Sensação Junina disse que a equipe se empenhou para obter bons resultados. Segundo ele, os brincantes da campeã se surpreenderam com a estrutura do festejo Marabaense.
“É o resultado de muito esforço. Estar na cidade de Marabá é um sonho realizado. Marabá tem o festival mais lindo do Estado do Pará e é muito importante abrir a oportunidade para outras cidades. Quero parabenizar a Prefeitura Municipal de Marabá”, enfatizou o quadrilheiro.
De acordo com José Scherer, secretário de cultura, durante os oito dias de festa, cerca de 50 mil pessoas visitaram o local, que também contou com praça de alimentação, shows regionais, serviços de saúde, além de comercialização de peças de artesanato. Além disso, 3.600 brincantes garantiram o espetáculo.
“O Festejo Junino de Marabá é o maior da região norte do interior do Pará. Faz parte dos 140 municípios do país que tem um festejo organizado. A tendência é melhorar cada vez mais e o fomento aos grupos, para que possam se preparar mais, fazendo com o que o turismo ganhe”, finalizou Scherer.