Semed: 5ª Conferência inicia formulação do novo Plano Municipal de Educação
No anfiteatro do Carajás Centro de Convenções Leonildo Borges está sendo realizada, nos dias 16 e 17 de novembro, a V Conferência Municipal de Educação, que reúne mais de trezentos profissionais da área da educação de Marabá, bem como de outros municípios para ampliar os conhecimentos na área.
A V Conferência Municipal de Educação tem representantes de 200 escolas do município, 10 entidades de ensino superior, representante da 4ª Unidade Regional de Educação. O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Educação e Conselho Municipal de Educação com apoio do Conselho Nacional de Educação e Fórum Nacional de Educação. “Teremos dois dias de grandes discussões para elaboração de Plano Municipal. É um momento de grande responsabilidade, pois o plano é um projeto de formação dos sujeitos que habitam essa cidade, vamos discutir demandas de forma responsável e que possamos elaborar um projeto que seja viável para que tenhamos uma cidade cada vez melhor”, destacou Orlando Moraes, Secretário Adjunto de Educação.
Um dos objetivos do encontro é avaliar os avanços e metas alcançados e os desafios colocados durante a implementação do Plano Municipal de Educação (PME) do decênio 2014/2024, bem como formular o novo PME (2024/2034) com propostas que visem o fortalecimento do PME, no sentido de garantir qualidade e acesso à educação para as mais de 58 mil alunos atendidos pela rede municipal.
“Hoje passamos a discutir os novos desafios para a educação e avaliar o que foi construído no plano de 2014 até agora, pois ninguém imaginava que iríamos ter uma pandemia e isso aguçou muito o entendimento de educação e a busca de novos conhecimentos para aplicação em educação e hoje essa conferência trará novidades e consolida grandes coisas que foram realizadas durante esse processo”, enfatizou Luciano Lopes Dias, vice-Prefeito de Marabá.
A professora Maria Helena Guimarães de Castro, presidente do Conselho Nacional de Educação e criadora do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), é uma das palestrantes do evento. “Entendo que o país está saindo de uma pandemia e as escolas ficaram muito tempo fechadas, então o ponto de partida para pensar o futuro deve ser o contexto da pandemia, pois as desigualdades aumentaram e as dificuldades de aprendizagem também, então é importante pensar o futuro com objetivo de se fazer uma transição para recuperação dos alunos e depois um projeto estruturante a longo prazo”, destacou.
Durante os dois dias, os educadores trabalharão eixos e subeixos a partir de temas, como a avaliação das diretrizes e metas, em que serão discutidos a valorização do profissional de educação, inclusão, equidade e a qualidade. Além da discussão do tema “Uma escola para o futuro e a inserção de novas tecnologias e articulação com o Sistema Nacional de Educação”.
A professora Maria Manderlet Padovani, Presidente do Conselho Municipal de Educação de Belém e Presidente da Câmara de Educação Básica do Pará, apresentou a palestra “As 10 Diretrizes e 20 Metas do Plano Nacional de Educação”, em que foram discutidos os novos cenários da educação pós-pandemia. “É um momento difícil, pois estamos saindo de uma pandemia e as incertezas surgem. Mas na verdade temos um cenário muito complexo, com abandono de alunos das salas de aula e o que pensar para o futuro. Neste contexto, a nossa missão é difícil e minha contribuição é mostrar o que foi bem e o que não foi exitoso neste decênio”, avaliou.
Repercussão
Para o professor Hildecy Ferreira de Araújo, Presidente do Conselho Municipal de Educação, é preciso construir o novo Plano Municipal de Educação de forma democrática e ética. “Temos a oportunidade de fazermos uma conferência para avaliar as metas alcançadas no decênio 2014/2024 e encarar como um desafio a construção de um novo Plano de forma democrática com ética e com compromisso de fazer de forma estrutural o próximo decênio 2024 a 2034, possibilitando a inclusão, a equidade e a qualidade, pensando no futuro da educação que queremos em Marabá”, afirmou.
Na avaliação do gestor da Escola Municipal Josineide Tavares, professor Luiz Gonzaga Oliveira de Almeida, o momento é de análise dos trabalhos e o que virá pós-pandemia. “São muitos os desafios, pois convivemos com muitos anos de educação presencial e, nessa nova modalidade, o nosso desafio é a retomada das aulas e com a presença do aluno em sala e que o aluno saia da escola muito bem formado”, destacou.
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Texto: Victor Haôr
Fotos: Aline Nascimento