7 de setembro: Em Morada Nova, Desfile Cívico marca comemoração do Dia da Pátria
Dando continuidade às comemorações da Semana da Pátria, em alusão à Independência do Brasil, nesta quarta-feira, 6, aconteceu o Desfile Cívico na Avenida Tocantins, núcleo Morada Nova, com a participação de 10 escolas, com cerca de 1.500 alunos, além de instituições religiosas e de segurança.
A organização de todos os desfiles é da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com apoio do Departamento Municipal de Transporte Urbano (DMTU), Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP) e outros órgãos. A abertura do desfile ficou por conta da banda Doxologia, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus e o acompanhamento dos pelotões ficou com a banda da Escola Municipal Cristo Rei.
Marilza Leite, secretária de Educação, afirma que os desfiles expressam o civismo.
“Nós estamos muito felizes. Hoje é o segundo desfile aqui do Núcleo Urbano. Encerramos o campo com 2.500 alunos desfilando. Ontem 1.100 alunos e hoje quase 1.500 alunos, como expressão de civismo e alegria. As redes municipais mostrando o que têm de melhor, que são os nossos alunos, os nossos professores, os nossos servidores. Estou muito feliz mesmo. Quero aproveitar para convidar todos os cidadãos marabaenses para estarem amanhã presentes na Antônio Maia conosco. A esperar pela gente o futuro está”, argumenta.
Luciano Dias, vice-prefeito, prestigiou as apresentações e enaltece a participação das escolas e da população.
“É maravilhoso ver as escolas todas envolvidas e a comunidade presente. É uma oportunidade para agradecer o empenho que as escolas tiveram. Todas as escolas do núcleo Morada Nova participaram do desfile, trouxeram seus alunos, outras entidades vieram também e apresentaram-se. É um momento cívico, um momento de envolvimento da família, envolvimento da escola. E parabéns também à Secretaria de Educação, que tem proporcionado belos desfiles, tanto na zona urbana quanto zona rural de Marabá. Amanhã vamos fechar com o grande desfile da Velha Marabá. A população está convidada, vai ser uma grande festa”, convoca.
O vereador Aerton Grande agradece a parceria da prefeitura para a realização do desfile, que já tornou-se tradição para os moradores do local.
“O desfile foi excepcional, como a gente já imaginava. Quero aqui agradecer a nossa secretária Marilza, vice-prefeito Luciano Dias e prefeito Tião Miranda, que entendeu que já é uma tradição em nosso bairro e hoje tivemos aqui esse desfile maravilhoso. Eu costumo dizer que a educação é tudo em nossa vida, o desenvolvimento só chega com educação e hoje estava aqui 100% dos educadores de Morada Nova e tivemos esse desfile maravilhoso”, elogia.
Desde os pequeninos aos maiorzinhos, crianças dos Núcleos de Educação Infantil e escolas municipais do núcleo fizeram-se presentes na avenida, levando temas de paz, educação, inclusão, sonhos e histórias de fantasia do mundo infantil. A primeira escola a desfilar foi o NEI Raimundo Oliveira Rocha, com um grupo de 100 alunos.
A professora de Ensino Infantil, Jocelia de Sousa, comenta que foi muito gratificante.
“Eles ficaram muito eufóricos. A gente, cada dia que estava ali na preparação, juntamente com eles, eles decidindo as suas fantasias, tinha muita animação mesmo. A gente está com alguns pelotões, que é o mundo encantado da educação. E no ensaio, a gente via muita dedicação das crianças. E a gente fica maravilhada com a realização que eles entram no mundo encantado da educação”, frisa.
O gerente administrativo, Jefferson Gomes, estava assistindo o filho Ulysses, de 5 anos.
“Ele está representando o setor de Tecnologia no pelotão das profissões e é emocionante. É a primeira vez que eu venho acompanhando ele. Ele estava um pouco ansioso. Ele gosta muito de aparecer, de fazer essas coisas assim”.
Duane Graciele Melo, dona de casa, prestigiou os filhos e disse que estava emocionada com a participação deles.
“A minha mocinha acabou de desfilar na creche e meu rapazinho vai desfilar na Escola Pedro Peres, que é a última escola, que vai fechar o desfile. É emocionante, porque é a primeira vez que eu estou participando do desfile, vendo meus filhos. É uma emoção”.
Cilene Correia, manicure, prestigiou o desfile da filha de três anos.
“Estou acompanhando a minha filha e vim prestigiar o primeiro desfile dela, do NEI Raimundo do São Félix. Ela está encantada, eu estou encantada, porque é o primeiro ano dela. Ela veio de Emília, prestigiar a ala infantil da escola. O desfile marca a alusão, a data e o acontecimento para não ser esquecido”.
Outras escolas que desfilaram foi o NEI Maria Pereira de Sousa Nunes (Tia Cleide), NEI Tarsila do Amaral, EMEF Fé em Deus, EMEF Arco-Íris que participou com banda, EMEF Dr. Paulo Umbelino Ferreira, EMEF Professora Izaura de Fátima Noceti, EMEF Pedro Peres Fontenele e ainda Clube dos Desbravadores, DMSP e servidores da Semed.
A aluna Ana Vitória Santos, 8 anos, toca o instrumento caixa e relata que pediu para a mãe deixar ela participar.
“É muito legal desfilar. Eu pedi para minha mãe assinar a autorização e aí ela deixou eu desfilar. Essa é a primeira vez que vou desfilar tocando instrumento e estou gostando”.
Outra estudante bastante empolgada, Taemy de Oliveira, de 9 anos, desfilou representando a Escola Arco-Íris.
“Gosto muito de desfilar, porque eu acho muito bom um desfile, eu acho super maravilhoso. É a independência do Brasil, 7 de setembro. E eu estou muito feliz que eu estou aqui desfilando”, conclui.
Texto: Fabiana Alves
Fotos: Sara Lopes
Drone: Wilielton Cardoso