7 de setembro: Marabá homenageia a Pátria com tradicional desfile Cívico-Militar
Mais de 8 mil pessoas, entre estudantes, instituições sociais, órgãos de segurança e Exército Brasileiro, desfilaram em homenagem aos 201 anos da Independência do Brasil, reunindo um público de cerca de 20 mil pessoas, que prestigiaram o tradicional desfile de 7 de setembro, na Avenida Antônio Maia, na Marabá Pioneira.
Para dar início às comemorações, o prefeito Sebastião Miranda hasteou a bandeira do município, abrindo oficialmente as comemorações oficiais do Dia da Independência.
“7 de setembro sempre foi uma festa muito grande em Marabá. Concentração de muita gente para celebrar a data. É realmente bonito e importante ver a participação maciça dos alunos e da comunidade. Desfilei quando era menino e guardo essas boas lembranças”, conta o prefeito.
O vice-prefeito Luciano Lopes Dias aproveitou para relembrar o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) com os desfiles na zona rural e em outros núcleos da cidade.
“A população ávida por assistir, muitas famílias, mais de 6 mil crianças, mais de 40 instituições, além dos militares para abrilhantar nosso desfile. Semed fez um belo trabalho nos desfiles no Núcleo São Félix, em Morada Nova e na zona rural propiciando esse momento para as famílias”, destacou.
Ele também relembrou os tempos em que desfilava quando era menino. “Quando era novo desfilei pela Jonathas Athias, isso por 1980 e poucos. Na época, cantávamos o hino nacional todo dia, éramos envolvidos no civismo e, isso, enriquece muito para gente. Hoje, fico feliz de ver os alunos e rememorar quando passei nessa avenida desfilando”, comenta o gestor.
Inclusão Social
Como ocorre tradicionalmente, os desfiles foram abertos pelos alunos da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e pelos projetos de assistência social e inclusão realizados pela Prefeitura de Marabá, como os idosos do Centro Integrado da Pessoa Idosa (Cipiar) e os alunos do Centro de Apoio ao Pedagógico Deficiente Visual (CAP) e o Centro Especializado na Área da Surdez (CAES).
O CIipar, por exemplo, desfilou com 16 idosos. A coordenadora do centro, Adriana Ferreira Silveira, conta que muitos se emocionaram ao relembrar do passado. “Sempre que temos uma saída, é uma força tarefa, as preparações começam bem antes. Hoje vieram comemorar essa data importante, então mobilizamos vários servidores para proporcionar esse momento. Alguns são ex-militares e ficam emocionados ao ver. Isso faz relembrar momentos de glória que viveram”, explica.
Um deles foi Luís Nonato da Silva, que foi um dos 10 idosos a desfilar utilizando uma cadeira de rodas. “Já participei do desfile quando era mais novo, mas faz tempo já. Umas pessoas boas que trouxeram a gente para desfilar aqui hoje. Foi muito bom participar, não posso andar por causa da perna, mas estamos aqui participando”, disse o idoso.
O CAP desfilou com 20 alunos, além dos servidores fazendo a estreia nos desfiles. “Foi uma experiência ótima, maravilhosa para nós profissionais e alunos que vêm pela primeira vez. Foi trabalhoso, mas compensador ver eles felizes por participar do evento”, relata a coordenadora pedagógica Valéria Lima.
Educação
Logo, depois, foi a vez dos Núcleos de Educação Infantil (NEI’s) iniciarem as apresentações. O NEI Maria da Consolação, por exemplo, foi o terceiro a entrar na avenida com os quase 200 alunos divididos em seis blocos.
“Apresentamos nossos trabalhos ao longo do ano, desenvolvidos em cima do tema da Semed. Primeiro bloco trouxe a história do Brasil, o segundo a paz, depois meio ambiente, futuras profissões, tecnologia e o sexto foram os nos ajudando nessa tarefa árdua que é fazer educação”, explica a coordenadora pedagógica Edila Azevedo.
Depois dos NEI’s, foi a vez das escolas da cidade. A escola Odilio da Rocha Maia retornou à Velha Marabá após 14 anos sem desfilar. “A expectativa era grande, deu certo. Entramos na avenida, no horário previsto, tudo certinho. Gratidão depois de 14 anos, fazer um espetáculo bonito. Ano que vem a expectativa é grande pra voltar”, frisa o diretor José do Espírito Santo.
A estudante Isabela Ferreira, 12 anos, foi outra a se emocionar na avenida. “Virei bailarina na escola e tem sido uma experiência muito boa. Dá nervoso, mas vamos indo. Ensinando a banda, mantendo ela em forma. Pretendo voltar ano que vem”, comenta a menina.
Encerramento
O encerramento das apresentações se deu com o desfile dos órgãos de segurança e do Exército Brasileiro que desfilou com 2 mil homens.
“Desfile marca um momento importante que é nossa independência e traz o povo unido em torno da sua nação. Nós, do Exército, temos essa data para celebrar junto com o povo brasileiro, nossas escolas e crianças. Viva a Independência, o Brasil e nossa cidade Marabá”, pontuou o General Veiga Cabral.
A secretária de educação Marilza Leite comemorou o resultado dos desfiles e destacou o objetivo do tema “A Esperar Pela Gente O Futuro Está…”, trecho da música Aquarela do Toquinho”.
“Desfile foi um sucesso, fizemos o campo, São Félix, Morada Nova, e agora aqui. Os alunos participam, a comunidade participa. A esperança da gente está aí para a gente ver e vermos a vida melhor no futuro. Não tem espaço mais adequado para falar do futuro da nossa Pátria do que na educação”, conclui Marilza.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Jordão Nunes, Sara Lopes, Sávio Calvo, Fabiane Alves, Sérgio Barros
Confira outras fotos: