7 de setembro: Desfiles na zona rural mobilizam mais de 4 mil alunos
Os desfiles em homenagem à Independência do Brasil já começaram. Na zona rural de Marabá, 27 escolas já foram para as ruas, mobilizando pais, alunos, professores e a comunidade em geral que pode prestigiar suas crianças nessa importante ação cívica, acompanhadas de bandas, cartazes e dos projetos desenvolvidos nas escolas.
“O mais interessante foi a participação da comunidade. No campo temos ainda mais esse diferencial. Não são somente os alunos, mas toda a vila participa do desfile também de alguma maneira. É uma atração esperada pelas pessoas. Então mobiliza mesmo toda a comunidade, não só escolar como moradores daquelas localidades”, conta Arley Novaes de Oliveira, diretora de Ensino no Campo da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Foram 27 escolas que desfilaram em mais de 10 localidades diferentes, contando com a participação de 4.139 alunos. Entre as vilas que tiveram desfiles, estão Santa Fé, São Pedro, Josenópolis, Bandinha, São Raimundo, Carimã, Sororó, São José, Brejo do Meio e o Projeto de Assentamento Cabo de Aço.
“Esse ano, tivemos acréscimo de duas vilas que não tiveram desfiles nos anos anteriores, a Santa Fé e a Bandinha. As escolas realmente mergulharam no tema aquarela da música do Toquinho. Muitas escolas utilizaram a música e montaram pelotões conforme a letra. Foi tudo muito bonito”, narra Arley.
Todos os desfiles contaram com a presença de bandas que fazem parte de um projeto de música desenvolvido pela Semed. “A fanfarra da Vila Capistrano de Abreu acompanhou os desfiles das regiões próximas. Assim como a da Vila Três Poderes que acompanhou os desfiles nas vilas Santa Fé, São Raimundo e Carimã. Na Vila São José e na Vila Sororó, que são mais próximas, contamos com a banda Municipal da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), com a Banda do CMRio e da Escola Cristo Rei”, comenta.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Divulgação