Semana da Pátria: Escola Cristo Rei ensaia para desfile oficial em comemoração à Independência
Os alunos da Escola Municipal Cristo Rei, no bairro Jardim União, continuam os ensaios para apresentação no desfile oficial da Secretaria Municipal de Educação (Semed) que será realizado dia 7 de setembro em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil, a partir das 7:30h.
Inicialmente desfilam as escolas do núcleo Nova Marabá, núcleo Cidade Nova e núcleo Velha Marabá. Em seguida, as instituições religiosas e logo após, ocorrem as apresentações das Forças de Segurança como Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal.
O desfile ocorre tradicionalmente na Avenida Antônio Maia, na Marabá Pioneira, no período da manhã. De acordo com a gestora da escola, Gleide Hartuique, os alunos ensaiam desde fevereiro, com treino dividido em parte teórica e prática.
“Nós estamos aqui nesta empreitada, desde fevereiro, com essa configuração para 7 de setembro. Começamos em sala de aula com aulas teóricas com os pelotões. Como a Escola Cristo Rei é uma escola com diversos projetos, como Balé, Ordem Unida, Capoeira, Xadrez e Campeonato de Leitura, tudo estará na avenida no dia 7 de setembro”, informou Gleide Hartuique, Gestora da Escola.
Os ensaios acontecem na quadra da escola e também pelas ruas do bairro. Todas as orientações da Ordem Unida repassadas aos alunos são feitas por um grupamento da Guarda Municipal de Marabá (GMM). Esta é uma parceria que mantém-se há mais de 3 anos.
De acordo com o Guarda Municipal Ednaldo Amorim, trabalhar com crianças e adolescentes é um grande desafio, principalmente no que diz respeito aos comandos da Ordem Unida, no entanto os alunos da escola, estão se adaptando bem às novas práticas.
“É um grande desafio porque trabalhar com criança e adolescente não é fácil, mas aceitamos esse desafio de toda semana ensinar a Ordem Unida na escola e nós estamos conseguindo esse objetivo. Vamos levar esse projeto para o 7 de setembro, alusivo à pátria, para o conhecimento da população marabaense e estamos conseguindo bons resultado com apoio da gestão da escola”, destacou Edilson Amorim.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Aline Nascimento