7 de setembro: Escolas do núcleo São Félix apresentam desfile em homenagem à Pátria
A Avenida Magalhães Barata, localizada no Residencial Novo Progresso, núcleo São Félix, mais uma vez foi palco do desfile em alusão à Independência do Brasil que aconteceu na manhã desta terça-feira, 5, dando início às atividades da Semana da Pátria. O evento é organizado todos os anos pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e envolve 10 escolas públicas do núcleo e arredores.
O tema desse ano é “A esperar pela gente o futuro está…” e a secretária de Educação, Marilza Leite, explica como ocorreu a escolha do tema.
“É uma continuidade do tema do ano passado ‘Eu vejo a vida melhor no futuro’, então agora é esse. Nós lidamos com jovens, crianças, adolescentes, e nada melhor do que lincar com o futuro e principalmente um futuro melhor que é o que todos nós esperamos. Queremos resgatar essa questão do civismo, do respeito, é um evento que atrai os pais, a comunidade, todos esperam esse evento. É de uma magnitude muito grande”, explica.
O evento iniciou com o hasteamento da Bandeira e a abertura oficial contou com a participação da Banda da Estação Conhecimento. Além disso, as bandas Waldemar Henrique da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), banda da Escola CMRIO, banda Desbravadores e da Polícia Militar participaram do desfile.
A presidente da FCCM, Vanda Américo, enaltece a realização do desfile e comenta a participação da Fundação.
“É uma manhã linda, maravilhosa aqui no complexo São Félix, o desfile maravilhoso, as escolas se apresentaram belíssimas. Nós temos o Projeto Música em todo Canto, que contempla várias escolas aqui do bairro e a gente está sempre presente aqui ajudando nesse sentido. A banda Waldemar Henrique, como sempre, dando o seu show, dando o seu melhor. A gente só tem que aplaudir esses momentos”, enfatiza.
O vice-prefeito Luciano Dias esteve presente no evento e ressalta a importância da cultura do civismo no Brasil.
“Cada dia mais, temos que propor aos alunos esse conceito para que desenvolvam na sua vida inteira esses ideais de patriotismo, de cultura ao símbolo da Pátria e hoje temos aqui mais de 1.000 alunos desfilando para mostrar à sociedade, exatamente isso. Estamos muito felizes com a presença da Polícia Militar, Exército, para fazer uma grande festa celebrando a Independência do Brasil”, destaca.
As escolas participantes foram o NEI Álvaro José, NEI Olavo Bilac, NEI Professora Maria Barbosa da Silva, EMEF Professora Maria Luzia de Oliveira, EMEF Pequeno Pajé, EMEF Walquise Viana da Silveira, EMEF Jarbas Gonçalves Passarinho, EMEF Nossa Senhora de Fátima, além do Clube dos De Desbravadores e Clube de Aventureiros Diamantes do Rei.
A diretora do NEI Olavo Bilac, Andriele Batista, contou que a expectativa estava muito grande para esse dia.
“A nossa temática foi o Folclore da Amazônia e a gente pode trazer um pouquinho da culinária, da dança, das festividades, em homenagem ao folclore e cultura do nosso país. Somos apenas idealizadores e organizadores. Os protagonistas são os alunos e os pais e eles nos abraçam muito nos projetos da nossa escola e da comunidade”.
Um dos pais, José Maria dos Santos, é gari e desfilou à convite da escola, uniformizado ao lado da filha Emily, que também estava vestida de gari. Ele fala da emoção desse momento.
“Estou muito alegre e satisfeito por representar um trabalho que eu gosto de fazer, que é de onde eu tiro o sustento dos meus filhos. É muito gratificante estar aqui hoje representando com a minha filha”, frisa.
A diretora do Clube de Aventureiros Diamantes do Rei da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Katiane Rodrigues conta que o clube trabalha com as crianças de 6 a 9 anos de idade nas áreas espiritual, educação e familiar. Ela comenta a participação deles no desfile.
“Foi uma experiência maravilhosa. É a primeira vez que estamos participando e foi muito bom, muito gratificante”.
Antes das 7 horas, os pais, amigos e população em geral começavam a chegar para prestigiar as crianças e adolescentes que iriam desfilar. A dona de casa Maria de Jesus Coimbra acompanhou as duas filhas, de 9 e 6 anos, participantes do desfile, e afirma que está feliz por poder prestigiá-las.
“É muito bom a gente estar presente em um dia especial do filho da gente, porque eu nunca tive oportunidade de estar com elas e hoje eu tive. É muito bom. Estou achando uma maravilha isso aqui. Estou orgulhosa das minhas filhas”, comemora.
Maria de Nazaré Coimbra, irmã da Maria de Jesus, também foi assistir a filha Cauany Coimbra, de 8 anos.
“É muito importante esse desfile. Ela estava muito ansiosa desde quando foi chamada para desfilar. Estamos aqui dando apoio, no que puder ajudar, estou aqui. Estou achando muito bom também porque está sendo uma coisa bem organizada. Não tenho do que reclamar”, expressa.
O fiscal de loja Fernando Coimbra assistiu ao desfile e prestigiou seu filho de 8 anos, que desfilou no pelotão de Paz da Escola Pequeno Pajé.
“Está sendo gratificante, porque a escola fez esse momento que é Pátria, o desfile cívico junto com o desfile militar. Está sendo um momento gratificante vendo o meu filho desfilando, como um dia eu também desfilei nas fileiras das escolas”, lembra.
O desfile terminou com a apresentação dos pelotões da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, Polícia Militar, Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP) e Guarda Municipal de Marabá (GMM).
Texto: Fabiana Alves
Fotos: Paulo Sérgio e Sara Lopes
Drone: Sérgio Barros