7 de setembro: Desfile atrai multidão e emociona com apresentações na Marabá Pioneira
Os desfiles em comemoração à Independência do Brasil atraem a atenção e mexem com as emoções de todos, sejam eles crianças, adolescentes, jovens ou adultos. Não foi diferente na manhã de quinta-feira, 7, na Avenida Antônio Maia, Marabá Pioneira.
O prefeito Sebastião Miranda, o vice-prefeito Luciano Dias, o general Veiga Cabral e demais autoridades estiveram presentes e acompanharam de perto toda a programação, com a população que deslocou-se de todos os núcleos do município para assistir os pelotões das escolas, instituições e órgãos de segurança como Exército Brasileiro, Polícia Militar, Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP), entre outros.
Marta Lima, dona de casa, foi assistir o filho Arthur Gael, de 5 anos, que desfilou pelo NEI Henrique Campos.
“O desfile está lindo. Eu acho muito importante porque interage todas as classes. É o primeiro ano que meu filho participa e eu espero ver ele desfilar no Exército daqui uns anos. É muito emocionante”, comenta.
Outra que estava muito empolgada com os desfiles era a estudante Rebeca Gonçalves. Ela pulava e aplaudia os participantes com muita entusiasmo.
“Eu me sinto muito feliz nesse desfile, ainda mais quando passa a Escola CMRio, porque meu sonho é participar desfilando assim. Fico muito feliz com as criancinhas passando assim, mostrando as profissões que elas querem seguir, apresentando os personagens do folclore. Muitas apresentações da APAE, eu fico muito emocionada vendo, é uma mistura de emoções vendo isso. Eu vou estudar na CMRio no ano que vem. Eu fico empolgada, eu fico me imaginando”.
Uma mãe que estava bastante feliz era a Técnica em Enfermagem, Arizete Chaves. Ela foi acompanhar o filho, que é aluno da Escola CMRio.
“Para mim foi maravilhoso, estar participando desse momento, 7 de setembro, Independência do Brasil. E de uma escola que vem a minha geração, onde eu estudei, meu esposo estudou, quando ainda era CAIC, e hoje meu filho está lá terminando o Ensino Fundamental. Ano que vem ele já está indo paro o Ensino Médio, se Deus quiser. E para mim é muito gratificante e só tenho a agradecer a Deus por esse momento. Hoje estou comemorando também o meu aniversário, onde eu estou completando 3.8”, comemora.
A Jovem Aprendiz Karina Costa sempre morou em Marabá e gosta muito dos desfiles da Semana da Pátria.
“Eu sou criada e nascida em Marabá e desde criança meus pais me trouxeram para acompanhar e também desfilar. Hoje eu não desfilo mais, mas sempre estou acompanhando. Eu acho interessante o desfile de 7 de setembro em nossa cidade”, pontua.
Um dos pontos mais abordados nos temas dos desfiles foi a inclusão, representada por crianças que estudam em instituições que trabalham com diversos tipos de deficiências ou que estudam em escolas regulares.
A professora aposentada, Guiomar Rocha, foi acompanhar o desfile do neto Guilherme, pela Escola Monteiro Lobato. “Acho bom ele participar desse desfile de 7 de setembro, porque através da inclusão, ele tem mais avanço e no momento que ele desfila, ele está socializando e se sente bem melhor. Ele gosta, ele fica bem mais ativo, bem mais desenvolvido”.
Jackeline da Silva, professora, ficou muito emocionada com a participação de seu filho Guilherme.
“Graças a Deus deu tudo certo. Ele estava ansioso, pois é a primeira vez dele. Serve até de estímulo para ele, para que as pessoas possam ver e aprender a ter respeito também com a condição dele, porque de uma certa forma ele tem que ser inserido na sociedade. E às vezes a gente vê que a aceitação dos outros é tão difícil. Eu fiquei muito orgulhosa, muito mesmo, de ver ele passando na avenida e de ver o apoio de todos, principalmente dos profissionais da APAE, que são excelentes”, frisa.
Texto: Fabiana Alves
Fotos: Fabiana Alves, Sávio Calvo e Sara Lopes