7 de setembro: Semed e órgãos de Segurança reúnem-se para tratar da organização do desfile cívico-militar
Faltam 19 dias para o tradicional desfile na Avenida Antônio Maia, em alusão à Independência do Brasil, no dia 7 de setembro. Diretores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e representantes de órgãos de segurança antecipam-se para avaliar o percurso, os locais de concentração e dispersão das escolas, entidades e Forças Armadas que devem participar do desfile este ano.
Na manhã desta sexta-feira, 18, diretores e demais autoridades percorreram os locais por onde deve acontecer o desfile, passaram por vias alternativas onde devem ficar os alunos, pelo local de permanência da Banda Municipal que faz o acompanhamento das escolas e também pelas vias por onde devem percorrer os veículos oficiais.
“O Objetivo da reunião é validar o percurso que vai ocorrer para o desfile cujo tema é inspirado na música Aquarela. “Aquarela, a esperar pela gente o futuro está”, fazendo uma rememória do desfile de 2022 que anunciava que vemos um futuro melhor no futuro como forma de recompor todos os prejuízos pedagógicos que tivemos em razão da pandemia e agora estamos no trabalho de assegurar mais qualidade de ensino para a escola pública”, afirmou o professor Fábio Rogério Rodrigues, Diretor Geral de Ensino/Semed.
De acordo com a coordenação do evento, para este ano é esperado 30% a mais, tanto de pessoas participantes no desfile quanto do público que virá prestigiar o evento, em comparação com o ano passado. Para tanto foi preparado um planejamento no trânsito para que haja o mínimo de congestionamento possível.
“Vamos tentar fazer o máximo para fluir bem o trânsito porque é complicado o trânsito na Marabá Pioneira. Temos duas entradas e duas saídas muito estreitas, mas vamos trabalhar para que possamos deixar o fluxo mais célere para o dia do desfile”, explicou o agente G. Santos/DMTU.
Participaram da também da reunião, representantes da Polícia Militar, Guarda Municipal de Marabá, Exército e DMSP (Departamento Municipal de Segurança Patrimonial). O professor Fábio Rogério, Diretor Geral de Ensino, diz que as escolas e entidades estão preparando grandes novidades para serem apresentadas na Avenida Antônio Maia, no dia 7 de setembro e faz um convite à população.
“Aguardamos por um desfile bonito, colorido e mostrar o que as escolas, as entidades e as Forças Armadas têm de melhor. E queremos convidar a população para esta grande festa cívico-militar com início às 7h15min, com hasteamento das bandeiras na praça Duque de Caxias; às 7h30min, revista da tropa das autoridades e às 8 horas iniciam os desfiles”, finaliza.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Secom