7 de setembro: Programação da Semana da Pátria começa com apresentações na zona rural
A Prefeitura de Marabá inicia nesta quinta-feira, 1º de setembro, a programação da Semana da Pátria 2022. As primeiras apresentações acontecem no campo, na Vila Murumuru e seguem até o dia 05 em outras localidades. Na cidade, o cronograma será executado em dois dias diferentes. No dia 02, sexta-feira, 20 instituições desfilam em São Felix, na Avenida Magalhães Barata, localizada no Loteamento Novo Progresso. O tradicional desfile do 7 de setembro, será mantido na Avenida Antônio Maia, a partir das 7h e receberá 35 instituições entre militares e civis.
A prefeitura, os órgãos de segurança e de trânsito montaram um esquema especial das rotas para deixar o trânsito organizado e garantir a segurança dos participantes e da população que irá prestigiar o evento.
Francivaldo Costa, coordenador de Trânsito do DMTU, informa que as rotas foram organizadas de forma a evitar maiores transtornos tanto para os envolvidos no evento cívico-militar quanto para a população.
“Isolamos vias, desvios de fluxos, enviaremos carros particulares para um lado e os que transportam participantes do desfile para outro, para não haver nenhum tipo de congestionamento e para que o fluxo de veículos e pedestres aconteça da melhor forma” disse o coordenador de trânsito.
Desfile na Avenida Magalhães Barata no Bairro Novo Progresso
No Loteamento Novo Progresso são aguardadas uma média de 10 mil pessoas no evento cívico-militar. O desfile acontecerá na próxima sexta-feira, 2. De acordo com o Departamento Municipal de Trânsito, DMTU, a concentração dos estudantes para o desfile acontecerá no cruzamento das avenidas Magalhães Barata com a 3, do Bairro São Félix, de onde sairão os pelotões em marcha. Ali perto, as ruas 9 e 10 estão reservadas para a concentração dos militares. O fim do desfile será no cruzamento da Magalhães Barata com a Avenida 1, sentido a Rua 17.
Quanto ao acesso dos civis, o DMTU informa que os veículos poderão seguir pela Avenida 7, entrada do bairro. Também ficam livres as Avenidas 1, 5 e 3. O estacionamento para os carros oficiais será nas ruas 6 e 7, próximo ao Sistema Integrado da Segurança.
Desfile na Antonio Maia, Marabá Pioneira
O tradicional desfile na Velha Marabá deve reunir cerca de 15 mil pessoas, segundo a expectativa da Semed, órgãos de segurança e de trânsito do município. A concentração dos estudantes e instituições que estarão em marcha na Avenida Antônio Maia, no dia 7 de setembro, acontecerá na Praça Duque de Caxias. O tradicional desfile cívico-militar terá inicio no cruzamento da Av. Antônio Maia com a Trav. Carlos Leitão e seguirá até a Rua João Abreu. O palco com as autoridades e a Banda Marcial serão mantidos na Av. Getúlio Vargas.
O acesso dos estudantes será feito pela Travessa Augusto Dias, seguindo pela Rua 7 de Junho. Quanto a saída acontecerá pela Rua Magalhães Barata. Para os carros particulares e ônibus coletivos, o acesso será pela Trav. Passondas de Carvalho, sentido bairro Santa Rosa. Importante informar, que a Avenida Marechal Deodoro será fechada a partir da Rua Mestre Olívio até a esquina com a 5 de abril, para acesso dos militares e coletivos.
O estacionamento para carros oficiais será atrás do palco na Av. Getúlio Vargas e também na Trav. Santa Terezinha.
Programação na zona rural
O primeiro desfile da Semana da Pátria 2022 acontecerá na Vila Murumuru. No dia 02, será a vez das vilas Sororó, pela manhã e Itainópolis, à tarde. No dia 03, a programação segue pela Vila Brejo do Meio. Dia 04, na Vila Morajuba e 05 na Vila Piranheira.
De acordo com Fábio Rogério, diretor geral de Ensino, a Semana da Pátria esse ano foi inspirada na música do Lulu Santos, “Tempos Modernos”, a fim de provocar nas comunidades escolares e na sociedade uma reflexão sobre a vida no futuro.
“É sempre uma reflexão pra sociedade! O desfile cívico-pedagógico tem esse caráter. É um convite às comunidades escolares a ver uma vida melhor para o futuro. A nossa expectativa é que cada escola demonstre nestes desfiles como a sua comunidade consegue ver a vida no futuro, depois de dois anos de muitos sofrimentos, muitas perdas, motivados pela pandemia. É um convite a um projeto de vida construído e pensado por cada comunidade escolar. E esperamos que todos apreciem. Estão convidados a participar dessa festa cívica de muita reflexão para toda sociedade de Marabá” destaca Fábio.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio e Secom