8 de Março: Praça São Francisco recebe atrações culturais no Dia Internacional da Mulher
Nesta manhã do dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a praça São Francisco, no núcleo Cidade Nova, ficou completamente tomada por mulheres artesãs, pintoras, cantoras, mães, filhas, e também contou com presença masculina na realização da feira em homenagem às mulheres.
A ação é promovida pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (Condim) e Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac), com apoio das Secretarias de Saúde, Esporte e Lazer, além de associações de mulheres e movimentos sociais de Marabá.
“Aqui estão participando todos os movimentos sociais, secretarias municipais, a feira pôr do sol com o empreendedorismo e estamos aqui para fazer o dia todo de evento para as nossas mulheres e a integração das instituições em comemoração ao Dia Internacional da Mulher”, destacou Priscila Veloso, Presidente do Condim.
A feira também está servindo para o reencontro de “velhas” amigas como as artesãs, Elza Luiza e Maria Cristina Rodrigues. “Hoje vai ser tudo de bom, felicidade em rever as colegas que não vemos há bastante tempo e hoje é o dia da mulher, dia do marido dar os parabéns para a mulher que está ao seu lado e também de trazer aqui em nossa feira para adquirir nossos produtos”, comentou a artesã Elza Luiza Santos.
Além da exposição de artes, a feira vai contar também com uma vasta programação que vai desde apresentação de dança, ginástica para mulheres, apresentações de cantoras locais, palestras, atendimento de saúde, distribuição de brindes para as participantes, comidas regionais e muito mais.
“Uma iniciativa do Condim e Seaspac e toda rede de mulher e hoje estamos fazendo um grande dia em homenagem a mulher e é um momento de reflexão. Convido também os homens para refletirem sobre esta data e hoje temos a necessidade sim de comemorarmos nosso dia para alertar a mulher sobre a violência doméstica e é necessário todos nós fazermos essa reflexão”, comentou Nadjalúcia Oliveira, Seaspac.
O evento serve também para chamar atenção para o combate a violência contra mulher. De acordo com o Juiz de Direito, Alexandre Hiroshi Arakaki, titular da 3ª Vara Criminal da Comarca de Marabá, por semana, são registrados de seis a oito casos de agressões físicas contra a mulher em Marabá.
“Meu desejo é que não precisássemos do dia internacional da mulher porque todos os dias é o dia delas. Essa mulher que trabalha, estuda, cuida da casa é o alicerce da família e às vezes não é reconhecida e hoje é o dia de respeitar a mulher e pensarmos sobre o valor da mulher na sociedade. E basta de violência, basta de impunidade, basta da violência doméstica, vivemos um momento de luta, de igualdade e já não aguentamos mais essa violência”, comentou o magistrado.
O Juiz Alexandre Arakaki, aproveitou o dia para fazer um pedido especial aos homens. “Hoje a mulher tem o mesmo valor que os homens e você homem ame sua mulher, e hoje chegue em casa com flores, com bombons e acima de tudo respeite a mulher que ela merece”, finalizou.
A programação segue até as 22 horas na Praça São Francisco.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio