8 de março: Lugar de mulher é na engenharia, sim!
No setor de engenharia da Secretaria Municipal de Viação e Obras (Sevop), a engenheira civil Ana Paula Romeira Silva, 28 anos, se destaca em um ambiente quase 100% ocupado por homens. Ela é a única mulher atualmente exercendo a função, o que para ela não é empecilho algum. Concursada, Ana Paula ocupou o cargo na Prefeitura de Marabá (PMM), em 2020, e de lá pra cá tem atuado constantemente nas fiscalizações das obras da PMM. Ela está responsável por oito obras, das dezenas em andamento no município. Uma delas é a construção da primeira escola pública do Loteamento Cidade Jardim.
“Iniciei na prefeitura na parte de orçamento, fiz por exemplo, o orçamento das duas orlas de Marabá [Cabelo Seco e Amapá]. Sou atualmente fiscal das obras no Lar dos idosos, das escolas Arco Íris, Inácio de Souza Moita, Luzia Nunes e também recentemente estamos prestes a inaugurar a praça do KM 07. Nessa área, o maior desafio é gerenciar várias obras em pouco tempo, mas eu gosto tanto da profissão que me sinto à vontade fazendo isso”, enfatiza a engenheira.
A história com a engenharia civil, da filha da dona Rosa e do seu Marcilon, nascida no estado do Maranhão, poderia se dizer que foi predestinação. Ela sempre quis seguir por outras áreas da engenharia, mas o destino foi enfático. “Sempre tive facilidade com exatas e na verdade escolhi engenharia ambiental, sempre prestei vestibular pra essa área. Até que fiz vestibular pra engenharia civil e ambiental, em Tucuruí. No entanto, no decorrer do curso a parte ambiental não foi aprovada pelo MEC [Ministério da Educação] e ficou sendo só engenharia civil. Tanto que eu costumo brincar, que fui enganada, mas gosto de atuar como engenheira civil. Me descobri e gosto muito da profissão”, revela.
Casada e dona de dois pets, Ana Paula tem de dividir as atenções entre família e trabalho, o que também não é problema nenhum. Na vida pessoal está tudo bem e profissionalmente conquistou o espaço dela com maestria e competência.
“Acredito que a engenharia civil já vem sendo mais povoada pelas mulheres, na minha turma de formação mesmo, mais da metade eram mulheres. Na prefeitura, a maioria são homens, mas é bem tranquilo, o pessoal é bem receptivo, a gente é uma equipe que cada um se ajuda, não tenho tanta dificuldade de atuar nesse universo masculino. Os colegas são bem respeitosos e me sinto confiante no que faço. Sou bem feminina, gosto de maquiar, gosto de moda, no ambiente de trabalho é bem mais padrão, mas fora de lá, gosto do universo feminino”, afirma a engenheira.
Os colegas de trabalho confirmaram a competência da engenheira Ana Paula. Há oito meses trabalhando com ela na Sevop, Rafael Silva é só elogios para o desempenho da colega de profissão. “Ela conseguiu conquistar toda a confiança do pessoal, desempenha muito bem a função dela, fiscaliza muito bem as obras, consegue lidar muito bem, inclusive, com empreiteiros, com o pessoal de obras, toda a produção. Ela consegue se sobressair passando informações claras para as pessoas. Tem conhecimento e postura no ambiente de trabalho”, descreve o engenheiro sobre Ana Paula.
Quando se fala em futuro, Ana Paula prefere não comentar. Para ela o importante é viver o presente. “Eu quero viver o agora, passei tanto tempo estudando para o concurso da prefeitura, agora que conquistei tenho de aproveitar um pouco para depois pensar no próximo passo. Atualmente, eu me sinto uma profissional realizada”, finaliza Ana Paula.
Neste dia 08 de março, Ana Paula representa as mulheres corajosas, competentes, inteligentes, belas, amorosas, respeitosas e desafiadoras da vida. Um exemplo de mulher a seguir!
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio