Cultura: O circo da Fuá da Conceição promete muito alegria e tradição no Festejo Junino
Alegria. Esse é o sentimento que toma conta dos quadrilheiros com a volta do festejo junino de Marabá após dois anos parado por causa da pandemia. Alegria também é o tema da junina Fuá da Conceição que promete fazer um circo na Z30 quando o palco estiver montado.
A noiva feliz, Vanessa Matos, 22 anos, se apresentará pela primeira vez em uma posição de destaque no festejo. Ela conta que sofreu um acidente, passou por momentos difíceis e não vê a hora de viver o São João.
“Passei por um momento muito difícil, sofri um acidente e participei do projeto com todo amor e carinho. Tinha parado de dançar e volto agora pela Fuá. A expectativa é muito grande, imagino que todos nós estávamos esperando por isso. Quem ama o São João sabe o quanto isso é importante. Agradeço ao Anderson que me deu oportunidade quando muitos duvidaram da minha capacidade”, comenta.
Anderson Alves é o presidente da Fuá da Conceição e explica a escolha do tema “Alegria, alegria. O circo fantástico da Fuá da Conceição”. “Quando pensamos em uma mensagem de fé, a consequência é a alegria, você tem que se sentir completo, nossa mensagem é essa. Queremos ser um agente transformador na vida das pessoas.”, comenta.
A Fuá da Conceição é uma Junina católica, conhecida por misturar conceitos católicos com a cultura do festejo. Ao todo conta com aproximadamente 60 pessoas entre figurinista, coreógrafo, produtor, pessoal do apoio e 33 brincantes, formando os 16 pares e o marcador.
Outra estreante em posição de destaque é a Isabely Paixão, rainha. Ela conta que dançava balé e só entrou para o mundo dos festejos em 2019. “Eu vim a convite, conheci através da igreja católica São Francisco. Tinha grande curiosidade de participar também. Uma amiga de dança me chamou. Antes eu só dançava balé, comecei com 14 anos. É um conhecimento que me ajuda bastante. Estou muito feliz e ansiosa”, comenta.
A Fuá da Conceição surgiu em 2014 de uma brincadeira junina realizada por pessoas da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. No ano seguinte, eles foram convidados a se apresentar no festejo junino. Logo em 2015, no ano da estreia, a Junina foi campeã do grupo B e garantiu acesso ao grupo A.
No último festejo ficaram em quarto lugar com o tema” Salve Rainha, Tradição e Devoção do meu São João”. Durante o período pandêmico realizaram ainda alguns trabalhos como o Carambolado em 2020 e o Sabor do Açai em 2021, com músicas novas e vídeos que rodaram na tv e na internet.
“A gente nunca esteve tão fortalecido. Esse período de pandemia serviu para fortalecer nossos laços afetivos, nos tornamos uma família e vamos fazer um trabalho bem bonito esse ano”, destaca Anderson Alves.
Temporada junina
A Fuá da Conceição realizará a abertura da temporada junina de 2022 entre as participantes do grupo de elite, noo dia 21 de maio, às 18h na Praça São Félix. O evento contará com praça de alimentação, música ao vivo, comidas típicas e apresentação das quadrilhas e boi bumba. “É o arraiá da Fuá. Um pré junino onde cada participante do grupo de acesso vai trazer uma prévia do que vem em 2022 e mostrar sua força para esse ano”, completa Anderson.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Aline Nascimento
Galeria: