Secult: Semana do Brincar reuniu muitas famílias para interação divertida na Praça da Prefeitura
A Semana Mundial do Brincar comemorada em Marabá neste sábado, 21, contou com a participação de dezenas de famílias. O evento começou às 9h, na praça da prefeitura, onde as pessoas estavam reunidas para a programação. A campanha é realizada em alguns estados brasileiros que propõem o repensar sobre os valores das brincadeiras na primeira infância. Esse ano, o evento ocorre nacionalmente entre os dias 21 a 28 de maio. As atividades envolvem a família para mostrar os valores entre pais e filhos e proporcionar o acolhimento emocional saudável, através das brincadeiras que hoje em dia quase não se ouve mais falar.
O grupo Brincarte Ateliê, responsável pela mobilização pelas redes sociais, conseguiu atrair um número significativo de famílias. “Quando eu soube da Semana Mundial do Brincar, já comecei a motivar e fazer algo nesse sentido. Aqui em Marabá não há eventos como esse, então convoquei algumas pessoas que toparam a ação, são todas voluntárias. Escolhemos a praça da prefeitura porque é um ambiente arborizado e agradável. Aqui ainda é uma ação pequena, mas queremos lutar para que seja aprovada a Lei do Brincar e também ações para a primeira infância” explicou Camila Clemente, Grupo Brincarte Atêlie.
Brincadeiras tradicionais, como bolha de sabão, elástico, pular corda, pipa e pintura alegraram a manhã dos pequeninos, que aproveitaram tudo que estava disponível.
“Eu não conhecia algumas dessas brincadeiras e a que mais gostei foi de fazer bola de sabão com esse brinquedo, foi muito legal. Bem melhor que ficar em casa, apenas mexendo no celular”, disse Pedro Guilherme.
Para desenvolver o pensamento criativo, a contação de história é fundamental. A história tem o poder de levar as criações para um mundo imaginário e divertido. “Quando crescemos, esquecemos que um dia fomos crianças e acabamos perdendo essa parte lúdica, né? Essa ação visa cultivar a imaginação, não só da criança, mas também dos adultos e fazer com que essas pessoas entrem no mundo das histórias da ludicidade“, explica Gabriela Silva, do Movimento Contadores de História da Amazônia.
“Brincar é uma das ferramentas mais importantes que tem na Educação Infantil, pois desenvolve a inteligência e as habilidades de comunicação. Que bom que existe essa data, que as famílias estão envolvidas e que venham os próximos encontros”, fala Daiana Viegas, Fundadora do Galpão de Artes do Pará (GAP).
O evento contou com o apoio da Secretaria de Cultura. Ação como essas são extremamente importantes, pois desenvolve o gosto pela arte, pela música e celebrar o brincar que é essencial para o desenvolvimento do ser humano. Pessoas que não brincam na infância, possuem sérios problemas na fase adulta, é uma ação particular, é valorizarmos como órgão público, comenta Evilângela Lima, coordenadora da Biblioteca Municipal de Marabá.
A Semana Mundial do Brincar é promovida pela Aliança pela Infância. Aos poucos, as cidades brasileiras aderem ao movimento. Em Marabá, os pais que levaram os filhos ficaram admirados com a proposta e a dinâmica.
Fabíola Barbosa agendou o evento logo que soube e não se arrependeu de ter levado os dois filhos. “Foi bom porque saí de casa um pouco, para mudar a rotina e meus filhos puderam interagir com outras crianças”, disse .
Texto e Fotos: Susana Galvão