Semel: Futsal Feminino encerra competição Taça Cidade de Marabá
Nas quadras do Ginásio Poliesportivo Manuel Paulino Alves (Dequinha), no bairro Laranjeiras, neste domingo (22), foi a vez das mulheres brilharem. A competição de futsal feminino contou com 10 equipes de diferentes núcleos da cidade e movimentou as atletas femininas, encerrando as competições da Taça Cidade de Marabá.
O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) em alusão aos 109 anos de Marabá, incluiu competições de várias modalidades como basquete, vôlei, handebol, futebol de campo máster e corrida.
“Nós conseguimos retomar, efetivamente com segurança, as competições esportivas em Marabá. Depois de um período longo de pandemia, de fechamentos. Agora a turma do esporte consegue competir com maior segurança e maior alegria, então, tem sido muito bom, pra Semel, pra Prefeitura, desenvolver essas novas competições”, destaca o secretário de esportes, Thyago Ferraz.
Retorno das competições que alimenta sonhos, como o da estudante Clarisse Souza, de 16 anos, que atuou pela equipe do Atenas, da escola Oneide Tavares. “É uma oportunidade muito boa, que abre nossa mente, porque são raras as oportunidades e isso motiva a gente a não desisti desse sonho de ser jogadora”, comenta.
Ela conta que brincava sempre na rua de casa e participou de projetos sociais até entrar no time da escola Oneide. “Na rua, brincávamos com os meninos. Nunca houve muito espaço para o futebol feminino. Depois participei do projeto social ‘Os Campeões no Jogo da Vida’, desenvolvido por uma igreja, na Folha 18. Participei de outros esportes, como queimada, mas tive essa oportunidade no Oneide e estamos aqui para ser campeãs”, explica.
Enquanto algumas estão iniciando sua vida no futebol feminino, outras estão retornando. A Angelina Celestino fez o primeiro gol do time, o União Esporte Clube, do bairro Amapá, na vitória de estreia da competição sobre a equipe do Paulo Freire. Ela havia abandonado o futebol feminino há quase 15 anos, após engravidar, e retornou agora com a expansão das competições esportivas pela Semel.
“Jogava desde nova e tive que parar. Há um ano que voltei a jogar, o bom é que a Semel vem aumentando gradativamente esses eventos para as meninas mostrarem seu talento. Eu jogava no Bangu, quando tive filho minha história mudou, mas estou retornando pra botar pra quebrar no meio de quadra”, ressalta.
Outros já estão há muito tempo nessa batalha. O presidente do Bangu, tradicional time de futebol da cidade, fundado em 1940 e tombado pela Câmara Municipal como parte da história do município, também participou das competições. Jean Maré Dias atua no futebol feminino do Bangu desde 1999. Atualmente divide o cargo de técnico e presidente do clube.
“Muito bom ter torneios como esse. Estamos aqui porque gostamos mesmo. Aonde tem e quando dá nos estamos participando, principalmente dos eventos da Prefeitura. Somos vovô da cidade e viemos ser campeões”, ressalta.
O título da competição acabou ficando com a equipe do Prediletas, após baterem as atletas do Atlético 1º de Março em uma final com muitos gols. Resultado que engrandeceu o futebol feminino de Marabá, que segue confiante na realização de novas competições.
“O Taça Cidade de Futsal Feminino se mostrou muito relevante por conseguir reunir as meninas depois de 3 anos sem competições organizadas por nós. Agora temos um parâmetro para traçar as diretrizes para essa modalidade. Ficamos satisfeito com a performance e acreditamos que a modalidade cresça nos próximos anos. Com isso finalizamos a Taça Cidade e vamos focar nos próximos eventos”, completa o secretário Thyago Ferraz.
Para o segundo semestre, a Semel já está planejando uma vasta programação que deve iniciar nos Jogos de Verão, realizados na Praia do Tucunaré. Envolvendo futevôlei, vôlei de praia, futebol de areia, handbeat, natação, entre outras modalidades. Para o segundo semestre também está previsto o campeonato marabaense de futebol infantil e adulto, passando pela 1ª e 2ª divisão, incluindo a categoria feminina.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio/Divulgação Semel
Veja outras fotos: