Sevop: Construção de pontes na Vila Murumuru e região do Geladinho beneficia agricultores
A população das comunidades rurais de Marabá, Vila Murumuru e Projeto de Assentamento Sabino São Pedro, na região do Geladinho, comemora a entrega de duas pontes construídas em concreto armado, beneficiando os pequenos produtores dessas duas regiões.
A ponte sobre o Rio Murumuru, distante cerca de 18 quilômetros da zona urbana de Marabá, mede 18 metros de extensão por 9,20 metros de largura, mão dupla e completamente construída em concreto armado em substituição a uma antiga ponte de ferro, que já tinha a estrutura comprometida pelo longo tempo de uso e ameaçava cair.
O agricultor Benjamim Carvalho de Oliveira, 64 anos, mora na região de Murumuru desde 1992 e quando chegou a ponte era de madeira, que logo foi demolida e construíram outra também em madeira com troncos maiores, no entanto, segundo ele, anos depois foi construída uma ponte com estrutura de ferro.
“Era uma ponte de madeira e depois foi feita de sarrafo e depois a água começou a invadir e depois fizeram de placas de ferro e a água já estava quase levando também e depois veio o projeto da ponte em concreto e eu não acreditava e até hoje ainda olho e não acredito que ela foi feita”, comenta o agricultor.
Morador há 9 anos de Murumuru, o aposentado Leônidas Araújo Feitosa, 69 anos, disse que a construção da ponte trouxe uma grande felicidade para os moradores, pois beneficiou a todos. “Nós sempre pedíamos essa ponte e agora ela veio e hoje estamos muito felizes devido à construção da ponte. Agora ela é uma realidade para quem não acreditava, ver ela é bom demais e hoje atende toda comunidade e também os produtores”, ressalta.
PONTE NA REGIÃO DO GELADINHO
A segunda ponte está beneficiando os pequenos agricultores da Vicinal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, PA Sabino São Pedro, na região do Geladinho. Ela foi entregue em 2021 e hoje beneficia, em média, mais de 300 agricultores.
A ponte foi construída em concreto armado e substituiu uma antiga em madeira, que estava desgastada pela ação do tempo e pelo frequente uso, por conta da via ser de grande fluxo de produtores rurais e ser rota para o transporte escolar. A nova ponte tem 18 metros de comprimento e 4,20 m de largura.
O agricultor Adeilton Nonato Gama, 54 anos, diz que quando chegou na região ficou em dúvida se investiria na região devido à falta de estrutura nas estradas e pontes. “Essa ponte melhorou muito porque quando eu vim comprar esta terra eu tive foi medo porque não tinha ponte e aqui ficou muito boa a ponte e hoje ela beneficia muitos agricultores. Também serve como rota de ônibus escolar”, relatou.
A construção das duas pontes em concreto armado, na região do Geladinho e Vila Murumuru, atendendo uma necessidade da região e também um pedido das duas comunidades, foi um investimento de mais de 1 milhão de reais. A ponte do Geladinho foi orçada em R$ 476.514, 25 e a de Murumuru foi um investimento de R$ 606.716,40, provenientes de recursos próprios da Prefeitura de Marabá.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio