Obras: Sevop inicia serviço de drenagem e urbanização da Grota na Nova Marabá
A obra de drenagem e urbanização da área da Grota, no trecho compreendido na ligação das Folhas 22 e 28, Nova Marabá, teve início esta semana, com a fixação das estruturas de aço e placas em concreto, além da escavação da primeira etapa do projeto.
Durante a execução da obra, é previsto a utilização de aproximadamente 400 placas em concreto medindo 2,5m x 1,5m nas duas laterais da Grota. Cada lateral terá a altura de 3 metros para impedir a ampliação do processo de erosão e evitar que a estrutura das residências sejam atingidas.
De acordo com Túlio Rosemiro, Coordenador do Departamento do Código de Postura do Município, o projeto também tem por objetivo evitar possíveis alagamentos, no período das intensas chuvas na região, ao longo do trecho em que é executada a obra.
“Aqui neste trecho há um histórico de alagamentos, pois com as intensas chuvas o canal transborda em consequência também do lixo que é descartado na Galeria e as manilhas não suportavam a força da água. Nós agora retiramos as manilhas e vamos abrir ainda mais a cava para receber uma quantidade maior de vazão d’água”, explicou Rosemiro.
Até o momento já foram utilizadas 18 placas em concreto e as máquinas continuam o trabalho de limpeza do canal. O aposentado Antônio Emídio de Oliveira, 85 anos, disse que se a obra continuar nessa estrutura vai evitar os alagamentos, “A casa onde moro, todos os anos alaga no período de chuva e a água chega na altura da janela. A esperança é que não alague mais, pois estamos vendo que vai sair um bom serviço”, relata.
O servidor público Moacir Cândido da Silva, diz que a obra vai ajudar toda a população que transita no entorno da Grota. “A obra está sendo bem feita e vai amenizar o sofrimento das pessoas porque aqui sempre alagou devido ao entupimento das manilhas, agora está sendo feito do jeito que a população queria e com essa altura aí, vai resolver o problema”, comenta.
A obra deve se estender num percurso de aproximadamente 235 metros, da ponte que liga as Folhas 22 e 28 até a pista que separa a Folha 28 da Folha 27. Facilita inclusive a passagem de veículos de pequeno porte, motociclistas e ciclistas.
Para quem vive na área há 40 anos, ver as máquinas trabalhando para resolver um antigo problema é satisfatório. “Moro na 28 há 40 anos, e aqui sempre houve alagamentos quando chove, alaga tudo. Com o que estão fazendo agora, vai melhorar porque estão aumentando a cava e acredito que resolve”, disse o comerciante José Sousa Pereira.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio
Fotos de Drone: Sérgio Barros
Mais Fotos: