Saúde: Campanha de vacinação contra gripe e sarampo é prorrogada nas UBS
Nesta sexta-feira, 03, foi anunciada a prorrogação da campanha de vacinação contra Influenza e Sarampo (tríplice viral), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade de Marabá, até o dia 24 de junho. O público alvo da campanha para sarampo são crianças de 6 meses até 5 anos de idade e trabalhadores de saúde que não se vacinaram, ou tomaram só a primeira dose e nunca completaram o esquema vacinal.
Enquanto para a campanha de Influenza, o público alvo são crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, trabalhadores de saúde, gestantes e puérperas, pessoas com deficiências permanentes, caminhoneiros, pessoas com comorbidades, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, professores, membros das forças de segurança e forças armadas. Pessoas com doenças febris recomenda-se adiar a vacinação até a resolução.
Os números de pessoas que buscam a vacina tem caído em todo o país. Efeito gerado principalmente pelo grande número de fake news espalhadas diariamente sobre o efeito da vacina. O coordenador de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Fernando Gomes, faz um apelo para que a população vá se vacinar.
“Estamos buscando formas de aumentar a cobertura vacinal. Estudando ações nas escolas. Trabalhamos com o ExtraMuro nas áreas descobertas e na zona rural. Mas é importante que a população tenha consciência e procure se vacinar e vacinar suas crianças. As vacinas são seguras e são a melhor forma de combatermos a maioria das doenças”, garante Fernando.
Neste sábado, 04, a equipe do ExtraMuro estará no Posto de Saúde Antônio Arruda, na Vila Itainópolis e no Espaço Reforço Renascer, em São Félix 1. No domingo, 05, haverá aplicação de vacinas e atendimento médico no Salão Paroquial Santa Dulce, Residencial Magalhães no Bairro São Félix.
A meta é vacinar mais de 20 mil crianças e trabalhadores da saúde contra o sarampo, mas apenas 20,9% (5.024) pessoas foram vacinadas até o momento. Na vacina contra Influenza apenas 22% (13.314) do total da meta do público alvo, de 70.941 pessoas, foram vacinadas.
Ana Carolina, mãe da pequena Ana Beatriz de 5 anos e Antônio Alcântara de 9 anos, já vacinou os dois filhos e faz uma ressalva para todos. “A vacina sempre foi a solução e depois de uma pandemia, quando deveríamos nos preocupar ainda mais com a saúde, parece que todos inverteram os valores. Meus meninos tomam todas as vacinas na hora certa e estão esbanjando saúde”, conta.
Dayane de Araújo, mãe do pequeno Theo de 1 ano e 7 meses, também já vacinou seu filho contra o sarampo. “É importante que acompanhemos as vacinas, eu pedi licença no trabalho para trazer meu filho para vacinar. Não é uma questão só individual, pois há toda uma rede de proteção e imunização. Quando vacina seu filho, você acaba evitando também que ele se torne um vetor de doenças e garantindo a segurança de outras crianças”, comenta Dayane.
Covid-19
O número atualizado de pessoas vacinadas contra Covid-19 em Marabá, hoje (3), é o seguinte:
As vacinas contra Covid-19 também estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde. Atualmente é possível encontras a 1ª e 3ª dose de Astrazeneca, Jonhson e Coronavac. A 3º dose foi liberada para o público de 12 anos para cima. Portanto é importante que você, adolescente, fale com seu pai e garanta a sua 3ª dose da vacina contra Covid-19.
A 4ª dose também está disponível, mas apenas para o público alvo de idosos, imunossuprimidos, profissionais de saúde, profissionais de educação e profissionais de segurança pública. “Estamos aguardando Nota Técnica do Ministério da Saúde para estender a 4ª dose aos demais públicos”, explica Fernando Gomes.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Cecília Ionara