Saúde: Roda de gestantes aborda sobre teste do pezinho
Hoje, 06 de junho, é Dia Nacional do Teste do Pezinho e a Unidade Básica de Saúde Emerson Caselli, no bairro Liberdade, tratou sobre o tema em uma roda de gestante, na sexta (03).
A iniciativa foi da equipe de enfermagem da UBS, conforme informações da enfermeira Luciana Trindade.
A profissional aproveitou a presença das grávidas, que estavam agendadas para atendimento, e conversou com as gestantes sobre a importância do teste. “O teste deve ser feito a partir do 3º dia de vida e antes de completar os trinta dias de vida. O teste é essencial para diagnosticar doenças e realizar tratamentos precoces, e assim não atrapalhar o desenvolvimento da criança”, explica Luciana do Socorro Trindade, enfermeira da ESF.
O teste é realizado em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, por meio da a coleta de gotas de sangue do pezinho do bebê por um profissional de saúde. O exame pode diagnosticar as seguintes doenças: Fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, síndromes falciformes, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase.
“Aqui na nossa unidade, os testes são realizados todas as manhãs, a média de quantitativo semanal é de 10 a 12 exames“, acrescentou a enfermeira.
O recém-nascido Gael, de apenas seis dias de vida, fez o exame nesta segunda, dia nacional do teste do pezinho. O pai, Rafael da Silva Ribeiro, levou a criança no início da manhã, na UBS Emerson Caselli. “Eu trouxe meu filho Gael pela preocupação com a saúde dele, tudo que a gente previne é melhor, hoje tem seis dias de nascido e já estamos fazendo esse teste e depois vou trazer para fazer outros exames, a preocupação é constante com nosso bebê e eu recomendo, quem tem filho recém-nascido, que já traga e faça o teste do pezinho, que é de suma importância”, declarou o pai.
Texto: Susana Galvão
Fotos: Divulgação