Meio Ambiente: Semma realiza mutirão de limpeza na Praia do Tucunaré
Na manhã desta sexta-feira, 10, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marabá (Semma), por meio do Departamento de Educação Ambiental (DEA), realizou mutirão de limpeza na Praia do Tucunaré. A ação, que contou com a participação de agentes da DEA, agentes do projeto Garis dos Rios e voluntários.
A iniciativa faz parte do calendário anual do departamento e acontece no início do período de veraneio para orientar os banhistas e barraqueiros a cuidarem cada um de seu próprio lixo, a fim de evitar a poluição da praia.
“A importância é exatamente as pessoas terem sensibilidade porque conscientizar a gente não consegue conscientizar mesmo, cada um tem que ter sua própria consciência; sensibilizar as pessoas de que jogar lixo no rio faz mal para o meio ambiente, para o peixe, para o solo, para tudo. Então, assim, nós pensamos nessa ação para beneficiar realmente o meio ambiente”, ressalta a coordenadora do DEA, Socorro Medeiros.
As equipes se concentraram, principalmente, na área onde ficam localizadas as barracas de venda de comidas e bebidas e que, consequentemente, tem maior quantidade de lixo.
Pâmela Bispo tem 31 anos e a família tem barraca na Praia do Tucunaré há quase 40 anos. Ela compartilha que ter uma praia limpa atrai os turistas, o que impulsiona o negócio de quem trabalha no lugar.
“Eu estou achando muito interessante porque muitas vezes os turistas vêm para cá e acham a praia muito suja, não acham muito legal. Eu estou achando muito boa a ação deles, ação de todos, a Semma junto com o pessoal dos garis (dos rios). Estou achando muito bom a ação deles e espero que se repita muitas vezes. Nós temos (cuidado com a limpeza) porque até então a limpeza é que chama a atenção dos turistas, das pessoas que vêm para cá. Então, a limpeza é tudo. Nota dez para eles”, avalia.
Na hora da coleta do lixo, as equipes separaram os resíduos em sacolas correspondentes para vidro, alumínio, papel e lixo orgânico, a fim de direcionar o que foi recolhido para a reciclagem.
Raiane Bentes, que trabalha há seis anos na Semma, atualmente é agente de educação ambiental do DEA. Ela explica que a ação busca dar um exemplo aos frequentadores e trabalhadores da praia, que devem também cuidar da limpeza do lugar.
“A minha mensagem é um pedido de ajuda e de compartilhamento, que toda a população que venha visitar a praia e também o pessoal que faz trabalhos na orla, para todos os barraqueiros, ambulantes, que possam ajudar a Semma nessa atividade de sensibilização da população. Pedir uma ajuda para a população para que a gente possa corrigir nossas atitudes em relação ao meio ambiente. Todos nós temos direito a um meio ambiente equilibrado e para isso a gente precisa da participação de todos”, ressalta.
Além da participação dos garis dos rios, que ajudaram no transporte dos resíduos, o mutirão contou com a participação de voluntários de uma concessionária de veículos e estudantes das engenharias ambiental e florestal da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Entre os acadêmicos estava a aluna do 5º semestre do curso de engenharia ambiental, Raiane Quadros.
“Essa prática é de suma importância porque a gente sai apenas do que é exercido em sala e coloca em prática o que a gente aprende na parte teórica. Aqui a gente está tendo a oportunidade não só de aprender de forma prática, gerando conhecimento, podendo agregar valores pessoais e de maneira geral. A gente vê o quanto de resíduo é gerado aqui e a gente está fazendo esse projeto na semana do meio ambiente”, pontua a universitária.
No próximo dia 21 de junho, às 9h da manhã, os agentes de educação ambiental vão promover uma palestra sobre as boas práticas ambientais voltada para barraqueiros, barqueiros e rabeteiros.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio
Confira outras fotos: