Série “Músicas transformam vidas”: FCCM leva a arte musical para São Félix Pioneiro
No núcleo São Félix Pioneiro, uma média de 120 crianças e adolescentes, participam do projeto “Música em todo canto” desenvolvido pela Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM). A extensão funciona na Escola Jarbas Passarinho, com turmas de violão e flauta doce, aproximadamente há cinco meses e é aberto à comunidade.
Na extensão da Escola Jarbas Passarinho, o professor Tarlyson Rodrigues, é quem rege as turmas de violão. Os 60 alunos são distribuídos em quatro turmas que funcionam em dias e horários alternados, duas vezes por semana, nos turnos manhã e tarde. De acordo com Tarlyson, os estudantes são preparados para se tornarem profissionais da música e até já participam como atrações dos eventos da escola.
“Aqui aprendem músicas populares, regionais e teoria musical, porque ela anda junto com a prática, o que é fundamental para ser um bom musicista. É ensinado sobre os acordes, a parte da música, o que é música, melodia, ritmo. Isso faz com que os alunos aprendam e sigam felizes para depois até tocarem outros instrumentos, porque a teoria musical é igual para todos. Com a música eles desenvolvem a parte cognitiva, melhoraram a concentração, paciência, interação social, acepção das coisas. Além de influenciar no comportamento e no trabalho em grupo”, destaca.
Leticia Oliveira, 13 anos, é uma das alunas de violão. A menina se interessou pela música ainda aos 10 anos de idade, mas só agora está tendo a oportunidade de ser uma musicista participando das aulas teóricas e práticas ofertadas pela fundação.
“Surgiu essa oportunidade aqui, aí eu falei pra minha mãe que queria fazer o curso de violão, porque eu já tinha o violão em casa. A música pra mim significa arte, sempre quis aprender, pra dar orgulho para os meus pais que sempre gostaram. E também quero seguir a carreira na música, ser cantora” vislumbra a menina.
Marcileia de Brito, mãe da Leticia, assim como muitas outras mães do projeto, pode testemunhar os benefícios que a música tem feito na vida da filha adolescente.
“Depois que ela começou a aula de violão, ficou mais disciplinada, comprometida com os horários, estudos, e aprimorou a visão de vida, já que ela é adolescente. Eu não teria condições de pagar um curso pra ela, porque ficaria distante de casa. Acho de grande valia na vida dela e da família”, disse a mãe.
Parceria entre escola e FCCM
A parceria para implantação da extensão da FCCM na Escola Jarbas Passarinho surgiu a partir de uma iniciativa da escola e que de imediato foi aceito pela presidência da FCCM, revela o gestor da EMEF, Elias Celestino dos Santos. O gestor já tem experiência com projetos sociais e culturais e levou para a educação por acreditar que a música contribui com o desenvolvimento intelectual emocional e em todos os aspectos das crianças.
“O espaço cênico quando se traz para dentro das escolas, se percebe o crescimento no desenvolvimento intelectual, sócio emocional da criança. Em 2022, solicitamos a parceria e trouxemos o projeto para a Jarbas Passarinho. Atualmente a escola oferta os cursos de violão, flauta doce, e futuramente fanfarra. Está aberto a comunidade. Queremos que aqui no bairro tenhamos uma unidade referência com essa parceria da Casa da Cultura”, enfatiza o diretor.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento