Seaspac: Campanha Junho Violeta promove ação contra a violência a pessoa idosa
O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa realizou na praça São Francisco, no núcleo Cidade Nova, neste 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, uma ação da campanha Junho Violeta com apoio das Secretarias de Assistência Social e de Saúde. A programação contou com lazer, confraternização e atendimento médico.
Uma tenda foi montada no centro da praça para atender os idosos, que receberam orientações para prevenção a vários tipos de doenças, passaram por exames de colesterol, testes rápidos feitos pelo CTA/SAE (Centro de Testagem e Aconselhamento), emissão do cartão do idoso pelo DMTU, bem como atendimento do Programa Auxilio Brasil, médico e de enfermagem e vacinação contra a gripe.
Para a presidente do Conselho da Pessoa Idosa, Eliude Lima Ribeiro, este é um momento de trazer de conscientizar as pessoas a dar mais proteção às pessoas idosas. “Estamos hoje na praça oferecendo serviços de saúde e documentação e toda ação faz relação com o mês de proteção à pessoa idosa, tanto aqui na zona urbana, quanto na zona rural do município”, informou.
No momento de lazer, os idosos aproveitaram um lanche e prestigiaram apresentações culturais. “Avançamos muito no atendimento ao idosos em Marabá, hoje mantemos um espaço para acolhimento a essa pessoa onde temos todo tipo de atendimento e uma política efetiva de proteção à pessoa idosa”, disse Nadjalucia Oliveira, secretaria municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários.
Repercussão
A aposentada Izaura Ribeiro era só alegria com a ação. “Estou muito feliz e queria agradecer a todos aqui. Eu não fiz nenhum exame ainda, mas sempre me preocupo com minha saúde”, disse.
A dona de casa Maria Francelina da Conceição da Silva, 68 anos, aproveitou para colocar os exames em dia. “Vim aqui para fazer as consultas, exames e deixar tudo certinho. Foi muito bom e o atendimento foi ótimo”, contou.
Joaquim Ribeiro de Souza, 66 anos, também aproveitou os serviços disponibilizados. “Estou achando muito legal e estou adorando, já fiz todos os exames e deu tudo certo e até fui conversar com a médica. É importante manter a saúde em forma, senão as coisas se desconsertam”, disse o aposentado.
Campanha contra a violência
As ações visam ampliar a conscientização em relação à violência contra idosos em suas várias formas, como a violência física, a exemplo abuso e maus-tratos físicos, violência por negligência ou abandono, violência econômica praticada por familiares ou pessoas conhecidas, que se apropriam do dinheiro e dos bens adquiridos pelo idoso durante a vida. Para mudar essa realidade e dar aos idosos respeito e proteção, a Organização Mundial da Saúde criou o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, no dia 15 de junho, com a campanha de conscientização As ações visam ampliar a conscientização em relação à violência contra idosos em suas várias formas, como a violência física, a exemplo abuso e maus-tratos físicos, violência por negligência ou abandono, violência econômica praticada por familiares ou pessoas conhecidas, que se apropriam do dinheiro e dos bens adquiridos pelo idoso durante a vida. como Junho Violeta.
Denúncias de violência contra idosos podem ser feitas pelo (94) 98402-7303 e pelo Disque 100.
Confira outras fotos:
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio Santos