Semed: Jornada de Educação Alimentar e Nutricional é desenvolvida em NEI’s de Marabá
O Núcleo de Educação Infantil (NEI) Rafael Fernandes Barbosa, na Folha 33, é uma das instituições de ensino atendidas para desenvolver as ações da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional em Marabá. Esta é uma ação do Programa Nacional de Alimentação Escolar ligado ao Ministério da Educação.
No município, apenas três NEI’s recebem as ações da Jornada. No entanto, a previsão é que em 2023 mais escolas sejam contempladas. O objetivo da Jornada é incentivar o debate e a prática das ações de Educação Alimentar no ambiente escolar e dar visibilidade àquelas já desenvolvidas nas escolas públicas de educação infantil, tendo como tema norteador a promoção da alimentação saudável e a prevenção da obesidade infantil.
“A alimentação saudável e importante para a vida das crianças, pois traz muitos benefícios para cada um deles e hoje as crianças comem bastante produtos industrializados. Aqui na creche ensinamos que devemos nos alimentar com produtos saudáveis. Isso serve para eles como um ensinamento e quando crescerem terão um norte sobre o que comer e o que não comer”, explica a professora Valdíria Sousa Rodrigues, Gestora do NEI.
Neste segundo tema da Jornada, o trabalho é voltado para as professoras, com orientação sobre a alimentação saudável junto aos alunos. A professora Mara Núbia da Silva Ferreira diz que trabalhar esse tema com os alunos é gratificante, pois cada ensinamento desses, ficará para toda vida.
“É desafiador, porém é um prazer porque quando fazemos aquilo que amamos é muito bom. é bom educar a criança, o passo a passo na questão alimentar, principalmente nos anos iniciais onde está a estrutura de formação da criança. Essa aprendizagem que está tendo, vai levar para a vida toda e o melhor é que leve também para os familiares”, relata a educadora.
Atualmente, mais da metade da alimentação escolar fornecida nas escolas públicas de Marabá tem origem na produção da agricultura familiar. O representante de umas das cooperativas que atende o município também acompanhou a ação da Jornada.
“É satisfatório porque a gente conhece desde os princípios do manejo das plantas da roça e nós fornecemos para as escolas de Marabá. Está chegando produtos saudáveis para as escolas e é importante porque antes havia muitos conservantes, mas hoje temos alimentos mais saudáveis como hortaliças, frutas e legumes. Estamos felizes por estar ajudando e colaborando no crescimento das crianças de forma saudável”, comentou Francisco de Assis da Silva Araújo, da Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar de Marabá e Região.
Durante a ação, as crianças aprenderam sobre os nutrientes dos alimentos, a importância do consumo de frutas, verduras e legumes de forma bastante divertida. Os alimentos foram expostos e cada professora orientava as crianças numa pequena tenda de madeira, simulando uma feira.
“Nós estamos no segundo tema da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional e neste segundo tema trabalhamos com a promoção da alimentação adequada e saudável.
Esta é uma ação dos professores, onde eles estarão falando dos alimentos que compõem o cardápio da alimentação escolar, sobre seus nutrientes e a importância dessa alimentação na construção de hábitos saudáveis”, explicou Fabíola Badú, Nutricionista do Departamento de Alimentação Escolar da Semed.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio
Galeria: