Festejo Junino: Praça de alimentação também é atração do grande público
O grande momento de alegria está chegando e cria expectativas em muita gente. O 35º Festejo Junino em Marabá vem repleto de novidades. Uma delas é a praça de alimentação, com vendas de comidas típicas da quadra junina e também da culinária paraense que traz um sabor a mais aos visitantes.
Pratos como galinha caipira no tucupi, tacacá, maniçoba, mugunzá, bolos, tortas e uma variedade de doces, estarão disponíveis aos visitantes nas quarenta barracas distribuídas pela praça de alimentação, localizada logo abaixo da Arena de apresentação dos grupos juninos.
Entre as pessoas que trabalham com a culinária paraense em Marabá e que oferecem seus pratos na quadra junina, encontramos a comerciante Cecília Almeida Frank. Ela vende comidas típicas no Festejo Junino há mais de 20 anos e é uma das mais antigas barraqueiras.
“É uma expectativa muita grande, pois ficamos sem nossa festa por dois anos devido à pandemia, mas estamos aqui de volta e esperamos voltar com força total. A população pode esperar um bom empenho de todos os barraqueiros, pois é o nosso trabalho e estamos todos com uma boa expectativa de fazer boas vendas e ficar todo mundo feliz”, comenta Cecília Frank.
Como o assunto é comida típica paraense e também quadra junina, ela já está com todos os ingredientes prontos para iniciar a produção e deixar todos os pratos em perfeitas condições de oferecer aos que passarem no festejo.
“Todas as barracas vão vender a nossa comida típica e claro que já estamos com todos os materiais adquiridos. Está tudo só no ponto para iniciarmos as nossas produções e agradar ao público em geral, vamos ter uma grande festa”, afirma.
O Festejo Junino já contou até com 53 barracas. No entanto, nos últimos anos, muitos barraqueiros fugiram ao padrão da organização e foram cortados. Hoje conta com 40 barracas, existe uma política de atendimento a esses profissionais e um dos critérios é que a pessoa trabalhe diretamente com alimentação.
De acordo com Juscelino Sousa, responsável pela coordenação da praça de alimentação da Secretaria de Cultura, todos os barraqueiros passam por curso de manipulação de alimentos ofertado pela Vigilância Sanitária e são orientados a manter a limpeza e higienização do espaço.
“Sempre trabalhamos com pessoas que têm tradição nesse trabalho na quadra junina, recebemos pedidos também de formandos de faculdades para angariar fundos para a formatura da turma e esperamos que depois de dois anos parados tenhamos uma bela festa e que o nosso cardápio agrade ao público”, esclareceu Juscelino Sousa.
Assim como em 2019, as barracas neste ano serão montadas de lona e estão praticamente todas prontas. A entrega oficial será nesta quinta-feira (23), no Centro Cultural e Esportivo do bairro de Santa Rosa, às 16 horas, onde o barraqueiro assina um termo de uso e manutenção da estrutura.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio
Galeria: