Festejo Junino: Boi Senador se prepara para representar o Bairro Araguaia
Há 12 anos, o Boi Senador mudou-se para Marabá. Representante do Bairro Araguaia, conhecido como Coca-Cola, os 70 participantes ensaiam, diariamente, para garantir uma boa apresentação ao público, que irá prestigiar o 35º Festejo Junino de Marabá.
A apresentação do Boi Senador será no dia 28 de junho, terça-feira. O tema para esse ano é “Cores e Alegria”. “A preparação está ótima, a gente estava com medo de atrasar, mas vai dar certo. A expectativa está ótima. Estamos ansiosos. Tínhamos medo por causa da pandemia, mas graças a Deus abraçaram a causa e hoje o grupo está unido como uma família”, comenta Eliete Torres, coreógrafa e estilista do Boi Senador.
Ela ressalta que não é fácil trabalhar com um grupo tão grande. “Danço e me apresento, mas esse ano acho que ficarei só na coordenação. É difícil o trabalho de coreógrafa, mas quando a gente gosta dá um jeito. A gente junta, ensaia e no final conseguimos mostrar nosso trabalho”,revela.
Um dos criadores do Boi Senador, Raimundo Nonato, conta que morava na Vila Santa Rita quando atuava como índio no Boi-Bumbá de um senhor da região e teve a ideia de criar o seu. “Fiquei incutido com aquilo e me invoquei para ser um mandador de boi”, completa.
Ele montou o boi para crianças, em São Félix do Xingu, depois se mudou e o levou para Xinguara. “Quando viemos para Marabá, com mais apoio e estrutura, começaram a entrar pessoas adultas e o boi foi crescendo até virar essa tradição”, destaca.
Desde que vieram à cidade, participam todos os anos do Festejo Junino e comemoram o retorno do Festejo em 2022. “Eu estava com saudade, depois de tanto tempo parado. É uma coisa que eu gosto de dentro do coração. É um motivo muito grande de alegria”, acrescenta Francisco Torres, coordenador do Boi Senador.
O Festejo Junino ocorre de 24 de junho a 02 de julho, na Orla de Marabá, e conta com uma programação bem animada. As apresentações incluem as juninas dos blocos A e B, bois-bumbás, pássaro junino e espetáculos de dança, shows, DJs, concurso rainha da Diversidade, além da praça de alimentação, com as comidas típicas do período junino.
Na praça de alimentação do festejo, haverá apresentação de DJs e shows de artistas locais, a partir das 19 horas, todos os dias. Na Arena Junina, o público poderá assistir às quadrilhas mirins e adultos dos grupos A e B, bois-bumbás e o encerramento, a partir das 20h.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Aline Nascimento
Galeria: