Festejo Junino: Ação integrada dos órgãos de segurança garante proteção aos brincantes
Enquanto os brincantes cantam e dançam, a diversão contagia a arquibancada que se encanta com as apresentações. A população passeia, experimenta comidas típicas e aprecia os shows no complexo montado na Arena Z-30. Para garantir que tudo isso aconteça de forma segura e organizada tem uma turma que trabalha muito.
Os órgãos de segurança da Secretaria Municipal de Segurança Institucional, assim como os Bombeiros Civis e a Polícia Militar se dividem por toda a Marabá Pioneira, assegurando o bom andamento do 35º Festejo Junino de Marabá antes, durante e depois da festa.
DMTU
Os primeiros a chegar fazem parte da equipe do Departamento Municipal de Transito (DMTU), que começa a organizar as ruas no entorno da Z-30, a partir das 19h. “Nos posicionamos em pontos estratégicos, com 2 ou 3 agentes em ruas duplas para orientar os motoristas, pois precisamos fechar algumas ruas e isso acaba gerando dúvidas e um certo transtorno. Também fazemos todo o posicionamento dos cones e barreiras a partir da Rua Silvino Santis”, explica Francisvaldo Costa, coordenador de trânsito do órgão.
O DMTU está atuando com 24 agentes, 4 motocicletas, 5 caminhonetes e 5 carros spin. As equipes permanecem no local até uma hora depois do encerramento do evento. “Independente da hora que o evento acabar, após o Festejo, ainda permanecemos por cerca de 1h esperando dispersar a população, monitorando infrações e organizando o trânsito. Além de recolhermos os materiais para as ruas voltarem ao seu fluxo normal”, destaca.
DMSP
Se os agentes de trânsito são os primeiros a chegar, os agentes do Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP) nem chegam a ir embora. A equipe, que conta com média de 15 a 20 pessoas, mantém pelo menos quatro no local 24 horas por dia para garantir a segurança das estruturas e equipamentos usados no festejo.
“São cerca de 10 agentes aqui na área de entrada do palco, mais 9 na outra parte onde se concentram as juninas. Mas esses agentes fazem ronda, pela arquibancada, camarote, e todos os pontos do evento. Nosso objetivo é garantir não só a segurança patrimonial, mas também a pessoa através do trabalho integrado com a Guarda Municipal e outros órgãos”, destaca Agrinaldo Silva Santos, supervisor da equipe do DMSP no Festejo.
GMM
A Guarda Municipal de Marabá (GMM) está com 15 agentes que se revezam entre as áreas do evento e arredores. Eventualmente a equipe também dá suporte a outras festas juninas que acontecem pelo município.
“Hoje deslocamos seis agentes para o Bairro Amapá, onde está acontecendo a Festa do Pai Divino. Mas a equipe está sempre em ronda, pelas ruas da cidade e se informando através dos rádios comunicadores.
Com isso, nos movemos de acordo com a necessidade e a demanda para garantir a segurança de todos”, explica o Guarda Amorim, supervisor da equipe durante o festejo.
Bombeiro Civil
Focado no atendimento aos brincantes dentro da arena e do público das arquibancadas, os bombeiros civis estão presentes em todas as noites do evento. São 15 agentes que se revezam sempre atentos na prevenção, tanto de acidentes, como princípios de incêndio quanto para manter o bem estar pessoal dos presentes.
“Nosso foco é a prevenção. É comum nesse tipo de evento que possam ocorrer desmaios, alteração de pressão. Nós estamos aqui para dar os primeiros socorros e garantir a segurança pessoal. Por isso temos pessoal dentro da quadra também, caso algum brincante venha a ter algum problema”, explica o bombeiro Carlos Santana.
O Festejo Junino de Marabá ocorre de 24 de junho a 2 de julho, sempre a partir das 20h. A expectativa é que cerca de 15 mil pessoas passem diariamente pela Arena Z-30. Você acompanha a transmissão ao vivo pelo Youtube da Prefeitura de Marabá, neste link: https://www.youtube.com/c/PrefeituraMarabáoficial
Confira a programação aqui: https://maraba.pa.gov.br/secult-35-festejo-junino-maraba-animacao/
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Aline Nascimento
Galeria: