SDU: Empreendedorismo possibilita renda extra aos participantes do Curso de Bolos Caseiros
Muito apreciado em lanches e item indispensável nas festas de aniversário, o bolo tem alcançado uma fatia de mercado em Marabá, com as casas de venda especializadas nessa iguaria. Com ingredientes simples é possível colocar a mão na massa e faturar um dinheiro extra com a produção de bolos. Diante disso, o curso de bolos caseiros é um dos cursos oferecidos aos moradores do Residencial Jardim do Éden, no Projeto Técnico-Social (PTS), é desenvolvido pela Prefeitura de Marabá, por meio da Superintendência de Desenvolvimento Urbano, e financiado pela Caixa Econômica Federal (CEF). Este é o oitavo mês do projeto, com duração de 12 meses, garantindo, aos moradores do empreendimento, oportunidades de qualificação e aperfeiçoamento profissional, além de educação ambiental e fomento para geração de emprego e renda.
“Os cursos são oferecidos de acordo com o conhecimento da população. São cursos que exigem pouco conhecimento e escolaridade, basta a pessoa ter força de vontade para empreender. Temos uma empresa contratada com uma instrutora para ensinar a parte teórica e a prática. As alunas assam o bolo, no final da aula degustam e ainda podem utilizar esse conhecimento para aumentar a renda familiar”, afirma Lúcia Martins, assistente social da SDU (Superintendência de Desenvolvimento Urbano de Marabá).
Essa turma do curso de bolos tem 15 integrantes moradoras do Residencial. Uma delas é a Milene Ribeiro. “Eu me sinto viva novamente. É maravilhoso porque você se sente realizada. Eu já fazia bolo, mas não vendia. Fiz quatro bolos no domingo por brincadeira, postei nos stories, mas não sabia que ia vender, vendi todos e já tenho encomenda para sexta-feira e domingo”, comenta.
Se engana quem pensa que para produzir bolos, basta apenas misturar os ingredientes, é preciso de técnica. Informações que são repassadas pela instrutora Luciléia, que ministra cursos na área há muitos anos, em Marabá.
“O que eu puder passar com o conhecimento que tenho, vou ajudá-las. Assim elas podem inovar na cobertura diferenciada, apresentar ao cliente uma coisa saborosa que dá para comer com os olhos.” explica Luciléia.
Na terça-feira (28) , as alunas tiveram uma aula de empreendedorismo, com a administradora Eva Abreu. Além de produzir os bolos, elas foram orientadas a trabalhar a imagem do negócio; como divulgar com sucesso; como captar clientes e utilizar as ferramentas disponíveis, através das redes socias.
“Como essa mulher coloca esse negócio, como ela vende e expõe? ela precisa conhecer essas ferramentas entender o marketing desse negócio, fazer network colocar o empreendimento não só em Marabá, mas no mundo inteiro”. Afirmou Eva Abreu, administradora.
Em busca de mais capacitação, Milene também já participou de outros cursos do projeto. “ Eu fiz o curso de sandália e os cursos que posso eu faço, eu agradeço pelo projeto e por toda a equipe”, acrescentou.
Texto: Susana Galvão
Fotos: Paulo Sérgio
Galeria: