Cultura: Boi-Bumbá Flor do Campo é campeão do 35º Festejo Junino de Marabá
Segundo lugar ficou para o Boi Estrela Dalva e a terceira colocação para o Boi Senador
A 7ª noite do 35º Festejo Junino de Marabá, nesta quinta-feira (1º), coroou o Boi-Bumbá Flor do Campo como o grande vencedor na categoria Boi-Bumbá de 2022. Por apenas um décimo de diferença, o grupo ficou em primeiro lugar, seguido por Boi Estrela Dalva em segundo lugar, os dois são representantes do Bairro Independência. Em terceira posição ficou o Boi Senador, do Bairro Araguaia.
Um dos mais emocionados com a vitória foi Janailson Kadoshi que participa do vocal e coordenação do Boi Flor do Campo. Ele ressaltou o período sem títulos do boi e comemorou muito a volta por cima. “Aqui tem meu sangue. Como a música autoral que fiz: “Flor do Campo Minha paixão, tá no sangue, tá no coração”. Meu semblante já mostra. Fomos campeões mais de 9 vezes, deixamos cair, mas nunca desistimos”, contou em lágrimas.
Apesar de ter apenas 25 anos, ele ressalta que acompanha o boi a mais tempo. “É um Boi fundador dos Bumbás de Marabá. Meu avô ajudou a fundar essa cultura aqui. Hoje são mais de 25 anos com o Flor do Campo, porque minha mãe em gestação já estava aqui participando e a emoção é enorme de ver ele voltar ao lugar que não deveria ter saído”, reitera.
Devido a problemas com o transporte a apresentação do Boi Flor do Campo atrasou em quase uma hora. Mas o público, que ficou aguardando ansiosamente, não deixou a desejar com a empolgação e energia ao ver o boi entrar na arena. O grupo conseguiu envolver os presentes que reagiram com gritos e aplausos da plateia.
“Tivemos ônibus atrasado e muitas outras dificuldades, mas estamos aqui. A gente honra Marabá, canta Marabá e representa a cultura de Marabá. Estão todos de parabéns. As meninas, os meninos. É um boi criado pela gente e a emoção de uma conquista é sempre muito grande”, destaca José Rodrigues, conhecido como Mestre Zé do Boi, fundador do Flor do Campo.
O professor e diretor de turismo de Bom Jesus do Tocantins, Robson Messias, que estava na arena para apreciar as apresentações, não deixou de ressaltar a grandeza da festa. “É extraordinário esse levantamento de cultura na nossa região do Carajás. Mostrando que quando a cultura chega nesse nível, nessa magnitude vemos que as pessoas trabalham, mas estão aqui de braços abertos, de corpo e alma para fazer e viver cultura”, destaca.
A professora Marlene Borges se encantou com o que viu. “O que temos que fazer é levantar e aplaudir a cultura que temos. O Festejo está extraordinário para essa volta pós-pandemia. Prestigiar a cultura de Marabá é uma coisa magnífica, fantástica. Cultura é vida”, completa.
Todos os bois trouxeram elementos novos para a arena em relação à primeira apresentação. O primeiro a se apresentar foi o Boi Senador que fez uma apresentação com destaque para as cores amarela e vermelha. Na segunda apresentação, o Rei do Campo cantou para Yara, Mãe d’ Água, e fez uma apresentação com bastante interação com o público.
Na terceira apresentação, o campeão Flor do Campo mostrou muita técnica e contou com grande apoio do público presente. A apresentação rendeu notas quase perfeitas, perdendo apenas 0,3 décimos somando todos os quesitos. Na quarta apresentação, o Treme Terra levou um boi que se transformava no meio da quadra, assumindo diferentes formas como de tartaruga.
Na última apresentação, o Boi Estrela Dalva levantou o público, que permaneceu até às 2h. Com muitos gritos e aplausos, a batucada do Estrela Dalva se destacou com um ritmo contagiante, que lhe garantiu o segundo lugar.
“São 5 cinco grupos de Boi-Bumbás. Todos fizeram uma bela festa. Tivemos problemas com o transporte do Flor do Campo, que não diminuiu o brilho da festa e da conquista. A festa foi bonita e convidamos quem não veio visitar ainda a arena a vir ver como está bonito e acompanhar a definição dos outros campeões do Grupo B e Grupo A das Juninas. Essa alegria faz muito bem para a vida e saúde das pessoas”, destaca o secretário de Cultura José Scherer.
A programação do Festejo junino continua nesta sexta-feira (1⁰) com as finais das Juninas do Grupo B e Cia de Dança Yaguara. Na praça de alimentação tem DJ Jr. Batidão e show do Forrozão 4×4.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sérgio Barros (aéreas) Aline Nascimento e Osvaldo Henriques