Cidadania: Desfile de 7 de setembro traz o tema “Eu vejo a vida melhor no futuro”
Na quinta-feira, 7, ocorreu no núcleo Marabá Pioneira, a primeira reunião com representantes de diversos órgãos para a organização do desfile de 7 de setembro, que volta a acontecer após a suspensão por dois anos, devido à pandemia de Covid-19.
Na reunião, estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU), Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Exército Brasileiro e Polícia Militar.
Serão dois desfiles no perímetro urbano do município, um no núcleo Morada Nova e outro no núcleo Marabá Pioneira. Neste último, o desfile volta a acontecer na Avenida Antônio Maia e este ano tem como tema “Eu vejo a vida melhor no futuro”. Sobre o tema, Fábio Rogério, diretor geral de ensino da Semed, explica que é um estímulo para que a comunidade faça uma reflexão após dois anos sem a realização do desfile.
“Esse tema é muito poético. A ideia de “Eu vejo a vida melhor no futuro” é exatamente trazer uma nova perspectiva. A gente teve dois anos de pandemia, de muita tristeza. As escolas e os estudantes foram severamente abalados por tudo isso, inclusive a aprendizagem foi comprometida. A ideia de trazer esse tema é para que cada escola junto com sua comunidade, apresentem o que projetam. Que perspectivas elas têm para o futuro e a ideia é trazer isso para a avenida, para a sociedade marabaense”, pontua o diretor.
Entre os detalhes acertados está que o desfile ocorrerá no sentido contramão da entrada do núcleo Marabá Pioneira e que haverá um palanque para autoridades no encontro das avenidas Getúlio Vargas e Antônio Maia, em frente à feira coberta.
Para que o desfile ocorra na normalidade no dia 7 de setembro, a partir de 5:00h, as equipes do DMTU farão os isolamentos e desvios necessários a fim de organizar o trânsito de veículos nas proximidades. O departamento terá 65 agentes, 12 viaturas e dez motocicletas atuando no dia.
Em relação às mudanças no trânsito no dia do desfile, os veículos particulares devem seguir pela Avenida Antônio Maia e fazer uma conversão à direita para a Travessa João Parsondas de Carvalho, seguir pela avenida Silvino Santis para acessar a orla Sebastião Miranda, onde poderão estacionar os automóveis no estacionamento na Colônia Z-30. Além disso, os veículos oficiais e de transporte escolar serão orientados quanto ao estacionamento com acesso pela Rua 7 de junho.
“Lembrando que o transporte coletivo far-se-á pela Transmangueira. Todo acesso do transporte coletivo à Velha Marabá, entrada e saída, será pela Transmangueira”, reforça o diretor do DMTU, Benildo Rosário.
Para o Major do Exército Brasileiro, Luciano Valente, o momento é importante para o resgate da comemoração da independência do país. De acordo com ele, entre 1.000 e 1.500 soldados farão parte do desfile.
“É muito importante resgatarmos todo aquele sentimento de civismo, de patriotismo que sempre tivemos ao longo dos anos. Nós nunca nos furtamos de estar presentes juntos, lado a lado a sociedade e este é o momento que iremos fazer essa retomada”, pontua o Major.
Sobre o tema deste ano, ele comenta sobre a importância para o momento, após dois anos sem desfile. “Um tema muito pertinente, um tema que nos faz olhar para frente. O passado, realmente, com a questão da pandemia foi muito difícil, tivemos muitas baixas, muitas mortes infelizmente. Mas nós como seres humanos devemos sempre ter esperança e olhar com esperança para frente, para o futuro”.
De acordo com a Semed, cerca de cinco mil estudantes da rede municipal participarão do desfile. A previsão é que a programação termine até as 11 horas.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Aline Nascimento