Verão Esporte: Final de semana com futevôlei, vôlei de praia, Beach Soccer e campeões no Handbeach
O fim de semana, 9 e 10 de julho, foi de muita bola rolando nas quadras de areias da Nova Marabá, na Folha 29, em frente ao cemitério, e na Folha 17, ao lado do Hospital Municipal de Marabá. Na quadra 1, Folha 29, o Handbeach (handebol de areia) contou com sete times masculinos e dois femininos a competirem no retorno dos jogos de verão, realizados pela Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Semel). Foram dois anos sem competição por conta da pandemia. As finais desta modalidade aconteceram na manhã de domingo (10), devido a compromisso das equipes em campeonatos fora do município.
“O objetivo é movimentar essas quadras que estavam um pouco subutilizadas. Trouxemos benfeitorias e a gente está apresentando essas arenas aos atletas que até então não conheciam”, enfatiza o secretário da Semel, Thyago Ferraz.
Participaram da disputa, na categoria masculina, os times Monte de Castelo, Cachaça & Cia, Power Hand, Bets 382 São Félix, Time X, Morada Nova A e Morada Nova B. A competição final foi acirrada e a decisão só veio na prorrogação. Com o placar apertado de 27 a 26, o Morada Nova A foi campeão em cima do Time X.
Para o campeão da categoria masculino, Morada Nova A, os jogos de verão são importantes para fortalecer a modalidade. “Ultimamente temos recebido muito apoio da Semel e estamos muito felizes de estar representando nosso bairro aqui no Handbeach. A estrutura tá muito boa, tá bem legal, boa arbitragem. Demos nosso melhor”, disse Jeferson Yure Silva, armador central do Morada Nova A.
O vice-campeão dos jogos de verão de 2022, Time X, também elogiou o evento que movimentou as equipes marabaenses. “Queremos agradecer desde já a secretaria pelas competições, que vêm sendo desenvolvidas, não só no handbol, mas nas outras categorias. Nosso time tem o tricampeonato. É formado por profissionais que trabalham em outras áreas e não temos muito tempo para treinar, mas vamos encaixando a agenda. Competimos em outros municípios, já fomos campeões também fora de casa. E é isso aí, queremos pedir à secretária que perpetue essa atividade, não só uma vez ao ano, mas durante o ano inteiro, valorizando também as categorias de base”, anseia o pivô do Time X, Zico Borges.
Já no feminino, a competição ficou entre o Handmar A e Handmar B. As meninas mostraram a garra da equipe da seleção marabaense que, no próximo fim de semana, vai participar de uma disputa em Imperatriz, no Maranhão. A vitória ficou para o Handmar A que venceu por 24 a 22.
“Foi uma competição boa, apesar do calor, a gente conseguiu manter bem o ritmo, o outro time até conseguiu aproximar o placar, mas a gente conseguiu reverter no finalzinho do segundo tempo e deu até mais emoção para o jogo. O evento foi muito bem organizado”, disse Fernanda Oliveira, central do Handmar A.
Para Glauciane Soares, pivô do Handmar B, o retorno das competições é positivo para a modalidade. “Está sendo muito bom voltar a participar dos jogos de handbeach patrocinados pela Prefeitura. Acredito que é uma modalidade que tem mesmo de permanecer, porque temos muitas jogadoras boas, talentosas aqui na nossa cidade”, afirma a jogadora.
Domingo à tarde, a quadra da Folha 29, sediou jogos da fase inicial de Beach Soccer masculino (futebol de areia). A fase classificatória e as finais dessa modalidade acontecerão nessa mesma quadra a partir desta terça-feira.
Quadra 2, Folha 17
Na quadra da Folha 17, ao lado do HMM, as competições foram de vôlei de praia e futevôlei, os finalistas também vão disputar no próximo fim de semana. Whitalo Marcos faz dupla com Gladielson na disputa do futevôlei. São representantes do Sítio do Pica-Pau, no Bairro Liberdade.
“Tá bacana, muito bem organizado, a galera está comparecendo deixando o evento bonito. Hoje a partida foi boa, o vento atrapalhou um pouquinho para ambos os lados, e agora é esperar a próxima rodada”, disse Whitalo.
Outra equipe participante é a Super-choque composta Robson Farias e Arthur, que trabalham com energia elétrica. “A partida foi um pouco complicada por causa do vento. É a primeira vez que participo do evento, muito bem organizado, tá muito legal. Iniciativa boa e que vem abranger ainda mais o pessoal que gosta de praticar o esporte”, resume Robson.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio
Confira outras fotos: