Gestão: Residenciais Novo Progresso e Tiradentes recebem novos espaços de lazer
Na última sexta-feira (8), foram entregues à população oficialmente as pistas de caminhada Ivan Pimentel Barros, no Residencial Tiradentes, Morada Nova, e a pista de caminhada Flaviano Carneiro de Sousa, “Pitita”, no loteamento Novo Progresso, São Félix. A cerimônia de entrega contou com a presença do prefeito, secretários, grupos que praticam atividades físicas e dos familiares dos homenageados.
“Essas pistas de caminhada que inauguramos hoje são um estímulo para as pessoas praticarem atividades físicas. Ficou um lugar muito legal, seguro, iluminado, com bancos. Vamos continuar fazendo porque é um jeito de urbanizar e melhorar a qualidade de vida do povo. Temos uma política de pavimentação de ruas, drenagem e infraestrutura. As pistas de caminhada fazem parte deste projeto”, conclui o prefeito de Marabá, Tião Miranda.
A pista de Caminhada Ivan Pimentel Barros mede em torno de 600 metros. “É um grande prazer que a gente tem de fazerem isso por ele. Apesar de ele não se encontrar mais entre nós, a lembrança não se acaba. Era uma pessoa que gostava de ajudar o povo, o que podia fazer pra ajudar ele ajudava.”, comenta a mãe do homenageado, Ana Pimentel.
“A gente fica muito feliz em saber que ele vai representar o bairro. A família ficou feliz com a homenagem merecida, porque ele lutou muito por várias coisas aqui para favorecer a comunidade”, completa a viúva Rosineide Moura.
Sobre a pista de caminhada do Residencial Tiradentes, o secretário de esportes, Thyago Ferraz, destaca que projetos como contribuem para a prática de atividades físicas. “A população tem recebido muitas obras e, inclusive, obras relacionadas ao esporte também. Quando pensamos em esporte, pensamos não só no centro da cidade, mas também nas áreas periféricas. Aqui temos Ginástica para Mulheres, no Tiradentes, São Félix, Morada nova, Murumuru e também na (Vila) Sarandi. Essa é nossa tocada dentro da Semel, elevar as benfeitorias para todos os setores da cidade”, destaca.
Já a pista de caminhada Flaviano Carneiro de Sousa, “Pitita”, foi construída na Rua Magalhães Barata, medindo 1.225 metros de extensão e 2,5 metros de largura. O espaço, que conta com acessibilidade, como piso tátil e rampas, também contempla 04 estacionamentos, pista de dança e academia ao ar livre. Em todo o espaço foram implantados 30 bancos e lixeiras.
“São espaços que enriquecem ainda mais nosso bairro e a cidade. Espaço que não era acessível e com a construção da pista melhora para quem faz a caminhada, zumba, mas também para os moradores em geral, porque soma e agrega mais com o bairro”, comenta o irmão de Flávio, Ronaldo Carneiro.
Bastante emocionado, o pai Francisco Nemésio de Souza, o ‘Pirrica’, também agradeceu a homenagem. “Muito gratificante, fico muito agradecido. Emoção grande. Eu esperava por algo assim, porque é um filho que gostava muito. Era o mais apegado comigo. Só tem a engrandecer”, declarou.
A cerimônia de inauguração da pista de caminhada do Novo Progresso teve a presença do Grupo de Ginástica “Tô Dançando”, promovido pela Fundação Casa da Cultura, no núcleo São Félix. As aulas acontecem às segundas e quartas, às 18 horas, e conta com 400 mulheres, entre elas a Josimar Leal. Na ocasião, a FCCM entregou 400 kits para as participantes. “A construção do espaço é muito positiva, uma área que precisamos para fazer nossos exercícios. Sempre estamos presentes. Pretendo usufruir direto. Faz bem a saúde né?!”, comenta.
Homenageados
Flaviano foi vítima de um acidente de trabalho, mas o legado na localidade continua vivo. Era profissional da metalurgia e viveu toda a vida no bairro São Félix Pioneiro. Sempre buscava melhorias para o esporte e, além de contribuir junto às associações esportivas, foi fundador e diretor do Pioneiro Futebol Clube. Flaviano praticava várias modalidades de esporte, como corrida, caminhada, futebol e futsal amador, por entender que a prática do esporte trazia benefícios para saúde, interação social e qualidade de vida.
Ivan Pimentel despertou amor pelo esporte ainda na adolescência, tendo jogado nas agremiações esportivas amadoras da nossa cidade. Ao se aposentar do esporte, trabalhou na estrada do Rio Preto e logo após se dedicou à profissão de contador, virando referência no ofício. Morou por anos no bairro Novo Horizonte, ajudando em ações sociais. De igual forma, se dedicou ao desenvolvimento do Residencial Tiradentes, o seu próximo bairro.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Jordão Nunes e Sérgio Barros