Sevop: Obras da EMEF José Mendonça Vergolino em conclusão
A obra do prédio da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Mendonça Vergolino passa pelos últimos serviços para a conclusão da revitalização e ampliação do espaço. Agora os trabalhos estão voltados para a finalização da instalação do sistema de incêndio, lixamento e aplicação de verniz e resina nos pisos do auditório e das salas de dança e música. Aliás, é no auditório onde estão concentrados a maior parte dos serviços, como a reforma da plateia reforma e o piso de madeira, que foi mantido.
A escola possui cerca de 600 alunos e já estava há 26 anos sem reforma. O prédio conta com 12 salas de aula, sala de leitura e laboratório de informática. As obras da EMEF estão transformando a escola 100% acessível, inclusive com banheiros especiais, piso tátil e plataforma elevatória. “O prefeito quer inaugurar a escola já com o elevador”, informa o engenheiro Rafael Silva, da Secretaria de Viação e Obras.
Os portões da escola também estão mais largos por questões de segurança, em caso de eventuais acidentes. A revitalização contemplou obras de revestimento, pintura, esquadrias, elétrica, forro e piso, respeitando algumas características do prédio que é um dos mais antigos.
Na parte da ampliação foram construídas cinco salas. No primeiro andar, os espaços estarão direcionados para gestão, orientação pedagógica e sala de professores. Já no segundo, haverá salas de música e dança. “As nossas solicitações foram atendidas, como esse espaço administrativo, essa questão das salas de música, a reforma da parte elétrica”, declara a gestora da escola Nilva Américo.
Vale lembrar que a quadra esportiva utilizada pelos alunos é o Ginásio Osorinho, que também está em obras. Durante este período de revitalização, os alunos estudam na antiga Casa da Criança. “Temos alunos da Vila do Rato, do PAC do Cabelo Seco, por isso foi importante garantir o transporte. São dois ônibus que buscam o aluno na escola e levam para o local onde estão acontecendo as aulas”, pontua a diretora.
As obras da escola Mendonça Vergolino estão orçadas em R$1.049.052,39 e os recursos são oriundos de convênio entre Vale e o município.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento