Covid-19: Secretaria de Saúde abre Central de Atendimento e começa vacinação em crianças a partir de 3 anos
As ações de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) continuam por toda cidade. Desde o dia 12 de julho até sexta-feira, 22, é possível se vacinar no Shopping Partage tanto para Covid-19, quanto para Influenza e Sarampo. Além disso, abriu a Central de Atendimento a pessoas com sintomas gripais, ao lado do CAPS, na Nova Marabá. Também a partir do dia 25, cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionarão com horário estendido durante as segundas e quartas-feiras.
Importante lembrar que já está liberada a vacinação para crianças de 3 a 5 anos, segundo norma técnica do Estado (SESPA). A vacina para esse grupo, assim como para as outras faixas etárias e todas as doses estão disponíveis tanto nas Unidades Básicas de Saúde, quanto no Partage Shopping.
A professora Nívia Feitosa levou o filho José Emilio, 3 anos, para tomar a primeira dose. Ele foi o primeiro vacinado nesta faixa etária no Shopping Partage. “A família toda está vacinada. Só faltava ele. Estou muito feliz de vir aqui e poder iniciar o processo de imunização dele contra Covid-19. Apesar do choro é um momento de muita alegria”, comenta a mamãe.
A vacinação no shopping irá até a sexta-feira (22) e ocorre entre 12h e 17h. O pequeno Rafael Dias de Lara, 10 anos, aproveitou para se vacinar contra a Influenza e comemorou. “Eu fico muito nervoso pra tomar vacina. Dessa vez foi mais fácil. Mas semana que vem eu já vou lá para o Zezinha tomar a vacina contra Covid também”, conta a criança.
A mãe de Rafael, a farmacêutica Bruna da Silva Dias, também aproveitou a facilidade da vacinação no shopping para se vacinar contra a gripe. “Nossa carteira de vacinação está completa. Eu já tomei as 4 doses, agora tomei contra gripe. Meu filho está vacinado sarampo, influenza e vai tomar a segunda dose contra Covid-19”, revela.
Bruna brinca que agora vai levar o filho para se divertir por não ter chorado na vacina. “Vim resolver uma coisa aqui no shopping e aproveite essa facilidade. Agora vamos lá tomar sorvete por que ele merece”, sorri.
Central de atendimento
A Central de atendimento a pessoas com sintomas gripais será na Folha 31, ao lado do CAPS e atrás da Fundação Casa da Cultura (antiga Central de Testagem). O local vai dispor de atendimento médico e de enfermagem, testes para detecção de covid conforme avaliação médica e entrega de medicação. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30. É necessário levar RG e Cartão Sus.
UBS
O funcionamento das Unidades Básicas de Saúde inclui, não só vacinação, como outros serviços. “É principalmente para dar mais vazão ao público, que está procurando os hospitais por causa de gripes e problemas respiratórios”, explica Sheila Macedo, diretora da Atenção Básica da SMS.
O funcionamento das UBS ocorrerá até às 22h, nas segundas e quartas-feiras. Foram escolhidos postos de saúde que contemplem todos o núcleos da cidade, são eles: Carlos Barreto, Morada Nova; Amadeu Vivacqua, São Félix; Hiroshi Matsuda, Folha 11, Nova Marabá; Demósthenes Azevedo, Marabá Pioneira; e UBS Laranjeiras, Cidade Nova.
Além dos postos fixos, o Extra Muro da Prefeitura atua semanalmente com postos itinerantes para levar serviços médicos e vacinação para zona rural e outros locais da cidade.
“Completem o ciclo vacinal. Vacinem as crianças. A vacina salva vidas é muito importante que todo mundo atue junto para vencermos. Não só a Covid-19 como sarampo, influenza e demais vacinas”, pede Sheila Macedo.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Aline Nascimento