Semed: Misto de saudade e alegria marcam retorno das aulas nos Núcleos de Educação Infantil
Nos Núcleos de Educação Infantil da Rede Municipal, a volta às aulas do segundo semestre do ano letivo de 2022 foi marcada por acolhimento e alegria. No primeiro dia de agosto, o retorno ainda foi tímido, com pouca quantidade de alunos, mas os que estavam presentes puderam matar a saudade da escola. Vale destacar que só na Educação Infantil, o município atende mais de 9.500 crianças de 3 a 5 anos, entre a cidade e o campo.
No KM 07, o NEI David de Abreu preparou uma semana de acolhida para receber as 16 turmas, ao todo, 279 alunos, como relata a coordenadora pedagógica Ronailde Silva.
“Nessa semana, temos muitas brincadeiras dirigidas e livres tanto no pátio, quanto nas salas de aula, histórias. É uma semana que estávamos esperando as crianças com muito choro, mas elas vieram com muito gás e vontade de voltar à escola. Tá sendo muito bom e esperamos que continue assim. Aparentemente estão com muita saudades”, pontua a coordenadora.
A saudade da escola deixou o pequeno Kaique Gonçalves, 6 anos, feliz quando entrou no NEI David de Abreu. “Nas férias fiz tudo que eu quis, mas eu estava dizendo pra tia que estava com saudades da escola, porque eu amo a escola. Eu amo estudar, brincar”, comentou o pequeno sorridente.
Lá em Morada Nova, o retorno das aulas está tranquilo na avaliação da gestora Irlene Sampaio. No NEI, inaugurado este ano, agora com salas climatizadas, estudam 165 crianças em 10 turmas.
“É uma alegria a gente estar retornando para o segundo semestre e receber nossos meninos, para eles foi uma surpresa encontrar salas climatizadas, é um presente para eles e pra comunidade. Voltaram com muita tranquilidade, embora tenha voltado uma pequena parcela ainda, esse é o primeiro dia, mas estão bem. Preparamos nosso coração, nossa boa vontade para recebê-los para concluirmos esse ano letivo de 2022”, ressalta a diretora.
No NEI Tia Cleide, no Residencial Jardim do Éden, é onde Beatriz Bonfim, 6 anos, já vislumbra os primeiros sonhos do que vai ser quando crescer. Ela afirma que, apesar de gostar das férias, queria muito voltar para a escola. “Minhas férias foram muito boas. Fui pra piscina, brinquei na rua, mas eu queria voltar pra escola porque eu vou ser doutora! Eu gosto de estudar, escrever, desenhar, de um monte de coisa”, fala a pequena.
No NEI Augusto Morbach, na Folha 20, o sentimento dos servidores é de felicidade diante da movimentação escolar, destaca a gestora Cristiane do Carmo Ferreira. Lá, estudam 208 crianças distribuídas em 10 turmas. “Enquanto educadores é muito gratificante ter a presença novamente das nossas crianças porque somente com elas é que a escola ganha vida. São elas que garantem que nosso trabalho seja visto, o nosso ensino-aprendizado. É somente com elas e para elas que estamos aqui, que fazemos a Educação”, disse a gestora.
A pedagoga Maria Alves, responsável pelas turmas de Jardim II pela manhã e Maternal a tarde, no NEI Augusto Morbach, comenta que as expectativas para esse semestre é de ver o desenvolvimento dos alunos evoluir cada vez mais.
“São novas expectativas porque, no primeiro semestre, a gente trabalha outras habilidades, a questão da adaptação, da interação, agora a gente vai inserir escrita, habilidade mais direcionada para um conhecimento maior, porque no caso do Jardim II, eles já irão para o primeiro ano, então já vou dar o direcionamento para que eles desenvolvam a leitura e a escrita. Já no Maternal, gradativamente eles vão adquirindo conhecimento no dia a dia, e as intervenções são para que eles desenvolvam a escrita, porque até então eles fazem garatujas (primeiros rabiscos e desenhos da criança feitos na primeira infância), propondo para eles desafios maiores”, descreve a professora.
O diretor de ensino da Secretaria Municipal de Educação, Fábio Rogério, esclarece que diferente de anos anteriores, em 2022, o retorno do segundo semestre iniciou com aulas e só depois haverá formação para professores. “As equipes gestoras foram mobilizadas para organizar as escolas para receber os alunos e familiares nesta primeira semana. Está tendo aula praticamente em todas as escolas, com exceção das que estão em reforma”, disse o diretor.
O diretor de ensino ainda enfatiza as expectativas estratégicas para esse período, dentre elas, ações para o 7 de setembro, horas pedagógicas, projetos educacionais, Mostra de Educação e Jogos Estudantis. Ele revela também uma novidade na Secretaria de Educação.
“Sempre buscamos fortalecer o olhar para a aprendizagem, é uma ação que busca esse olhar, é a criação de um Núcleo de Alfabetização dentro da estrutura da Secretaria de Educação para poder pensar e implementar uma política específica para alfabetização. A gente tem percebido, que se esse aluno consegue fechar o ciclo de aprendizagem da alfabetização com sucesso, ele também tende a ter sucesso na vida escolar”, reforça Fábio.
Confira outras fotos:
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento